O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

13 novembro 2016

Bob Dylan, Nobel e memória monofásica [5]

Quarto número da série aqui. Escrevi no número anterior que o que prevaleceu nos críticos - severos alguns - da atribuição do Nobel foi o facto de Dylan não ser unicamente escritor. Melhor ainda: o que prevaleceu foi o facto de a literatura de Dylan servir de suporte permanente ao seu cancioneiro. Os críticos são portadores de uma mentalidade decididamente monofásica.
Tratado o ponto da qualidade da obra de Dylan, faltam algumas palavras sobre a nossa habituação à lógica formal. A alma dessa lógica consiste no seguinte: uma coisa não pode ser ao mesmo tempo A e B. Ou é A ou é B. A conjunção ou faz a fortuna deste tipo de crença. Esta é uma crença monofásica, apoiada em permanência pela memória não menos monofásica. Ora, a vida encarrega-se regra geral de mostrar que um fenómeno pode ser ao mesmo tempo A e B. A esse respeito, Bob Dylan é um exemplo paradigmático.

1 Comments:

Blogger Sir Baba Sharubu said...

"Bob Dylan, Nobel e memória monofásica"

Bob Dylan cantou as belezas de Moçambique numa canção entitulada "Mozambique".

Bob Dylan tem uma outra canção que também é pertinente para MOZ:
"The Times They Are A-Changing"

[Quando os tempos estão mudando... ou nadas ou afundarás como uma pedra]




13/11/16 4:35 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home