O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

18 outubro 2016

Generalização abusiva e omissão de alternativas [5]

Quarto número aqui. O sr. Mulai estabelece uma conexão a partir de um fenómeno de contiguidade e de sucessão. Porém, não está provado nem que as dores de dentes tenham a origem indicada nem que uma relação de causalidade deva ser obrigatoriamente estabelecida entre dois fenómenos simultâneos. O sr. Mulai precisaria de uma evidência estatística muito mais extensa para ser convincente. Porém, dispensa esse requisito, como quase todos nós afinal, e pode, mesmo, ampliar a esfera de acção dessa conjunção que acha necessária e estabelecer nas conversas de amigos ou que "a água gelada provoca-me dores de dentes" (tese fraca) ou que "a água gelada provoca-nos dores de cabeça» (tese forte). Pode, portanto, transformar uma conexão acidental numa conexão necessária e generalizável, evacuando a prudência analítica e omitindo alternativas causais. O seu raciocínio tem a seguinte estrutura:

1) A > B
2) Se A
3) Logo B

Ou se preferirem, para o caso da "tese fraca":

1) Quando bebo água gelada(A) > dói-me a cabeça(B)
2) Bebo água gelada(A)
3) Dói-me a cabeça(B)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home