O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

01 junho 2016

Causas socialmente úteis [4]

Número anterior aquiPorém, com frequência, estabelecemos induções que economizam o imperativo da frequência estatística e que são objectivamente erradas, ainda que subjectivamente “correctas” e socialmente úteis [e que, não poucas vezes, são também politicamente úteis].
Por exemplo: se das duas vezes que bebeu água gelada (A) o Sr. Mulai ficou com dores de dentes (B), ele será levado, muito naturalmente e frequentemente, a estabelecer uma conjunção A > B. O sr. Mulai estabelece uma conexão necessária, como diria Hume, a partir de um fenómeno de contiguidade e de sucessão cuja necessidade ela potencializa. Ele produz um “vínculo de necessidade causal”, no qual a contradição térmica (frio da água/quente da boca) é instintivamente, mecanicamente mobilizada.

2 Comments:

Blogger Manuel Lobo said...

Tenho uma questão para o professor e que acho que o professor podia dissertar em próximas ocasiões: O que o professor acha sobre a liberdade de imprensa no pais na actualidade. Qual a sua evolução histórica no contexto nacional e quais as expectativas para o futuro.

Obrigado

1/6/16 6:52 da manhã  
Blogger Carlos Serra/Blogue-Diário de um sociólogo said...

Bom dia e obrigado pela sugestão. Ando um pouco ocupado com uma coleção que dirijo, mas verei o futuro. Em todo o caso, amanhã coloco aqui uma postagem alusiva, com algumas hipóteses pessoais.

1/6/16 7:05 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home