O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

07 dezembro 2015

Sobre as populações

"As populações têm atravessado dificuldades"….,"Devemos ensinar as populações a guardar sementes para a próxima época"…, "As populações foram avisadas de que devem abandonar as margens do rio"…, "As populações mostram-se renitentes em aceitar a nova cultura…, " "Nem sempre é fácil combater os hábitos culturais das populações"…, etc.
Populações: eis um termo carregado de despojamento. Todos os dias ouvimos técnicos, dirigentes estatais, políticos de profissão, empregar sem reservas esse termo manifestamente ambíguo.
Como escreveu um dia Roland Barthes, é politicamente mais agradável dizer populações do que classes, palavra demasiado forte e inconveniente para certos círculos.
Acresce, como é evidente no discurso político local, que as populações são supostas não ter nem iniciativa nem história: por isso precisam de ser ensinadas.
Prisioneiras das populações, as pessoas são ao mesmo tempo despojadas da individualidade, da história e da iniciativa.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home