10 dezembro 2015

Ponto de situação de uma coleção

I
Temos novos colegas no fórum da coleção, a saber: Maria Sousa Galito de Portugal e, do Brasil, Heloisa Portugal, Cristiano Garcia Mendes e Ivanaldo Santos. Os quatro serão autores do número intitulado "O que é terrorismo?".
Está em construção a autoria do número "O que é cidadania?", estando já assegurada a participação de Maria Garcia Castro do Brasil. Tento que uma Colega angolana seja também integrada. Está igualmente em construção a autoria do tema "O que são patronagem e clientelismo?".
II
O 19.º número da coleção intitulado "O que é ideologia?" será entregue à editora em Janeiro de 2016, em dia a indicar oportunamente, com autoria de Alípio Sousa Filho, Marcella Tavares de Mello, Pedro Garcia (todos do Brasil) e João Feijó de Portugal. Seguir-se-á, em data também a indicar oportunamente, a entrega do 20.º, intitulado "Como se produz a cultura do medo?", com autoria de Bóia Júnior de Moçambique e, do Brasil, Sergio Francisco Graziano Sobrinho e Ricardo Arruda.
III
Enquanto isso, os Colegas Sofia Aboim e António Manuel Marques de Portugal e Maria Aparecida Souza Couto e Adalberto Goulart do Brasil trabalham no tema "O que é masculinidade?"; Alberto Ferreira de Moçambique e Etinete Gonçalves, Marcelo Donizete da Silva e Samira Moratti, todos os Brasil, no tema "O que é verdade?"; Rosa Perez e Miguel Pombo de Portugal e, do Brasil, Heloisa Gomes e Jorge Márcio de Andrade, no tema "O que é colonialismo?"; Danielle Braz, Luis Felipe Miguel, Leonardo Paz e Sergio Lessa, todos do Brasil, no tema "O que é democracia?".
IV
Vários outros temas estão em processo de finalização. Por exemplo, ficará pronto em Fevereiro de 2016 o tema "O que é poder político?", com autoria de Manuel Fontaine de Portugal e Márcia da Silva e Antonio Ozaí da Silva do Brasil.

Sem comentários: