O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

04 novembro 2015

De novo da cólera nosológica à cólera social [4]

Quarto número da série. Passemos para o Haiti e para o nosso século [2011/2013] Flagelado por um terramoto horrível, pela miséria e pela fome, o Haiti viu-se a braços com a cólera, que estava erradicada havia mais de um século. Primeiro foram os protestos populares contra os soldados nepaleses da ONU, acusados de a introduzirem [aqui]; depois surgiram os linchamentos a eito, visando especialmente os sacerdotes vodu, acusados, eles também, via bruxaria, de introduzirem a doença [aqui]. No primeiro caso as suspeitas recairam sobre estrangeiros, no segundo sobre mestres do saber mágico-religioso, entidades representativas de alteridade absoluta em meio local, figuras do poder, num caso do poder militar, no outro do poder sacral da popular religião popular haitiana.
[texto da imagem em epígrafe extraído do "Diário de Moçambique" digital de 27/10/2015; amplie-o clicando sobre ele com o lado esquerdo do rato]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home