O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

10 agosto 2015

Expressão 4x4

"Parlamento, partidos políticos, sociedade civil e populares. É a união da Guiné-Bissau em apoio ao Governo e à estabilidade do país [...]" - aqui.
Adenda: sociedade civil é, na verdade, um utensílio a todo-o-terreno. Tudo e nada, afinal, nela podem caber. A expressão guarda um profundo sentido normativo, construída que é eticamente por oposição (aparente, muitas vezes) ao Estado-Papão. Tem o sentido corrente de um conjunto de actores e de instituições vivendo à margem de um Estado definido como privador por uns (sectores neo-liberais) e como pouco redistribuidor por outros (sectores populares). Em Moçambique, a expressão desenvolveu-se especialmente nos anos 90. Teve primeiro o significado de algo oposto aos actores da guerra logo após os acordos de Roma de 1992 e possui hoje a dimensão de uma voz não violenta ao lado do Estado. Entretanto, para além do recurso a uma sociedade civil “privada” não estatal, existe hoje, cada vez mais, uma reavaliação e, de alguma maneira, uma reapropriação popular do conceito, a cargo de todos aqueles que se sentem excluídos dos benefícios da chamada globalização e que por isso e contra isso lutam. Daí que haja hoje quem use a expressão “sociedade civil popular”. No caso aqui em apreço, não estamos apenas diante de uma expressão 4x4, mas também diante da mais pungente confusão: parlamento, partidos políticos, sociedade civil e populares.

1 Comments:

Blogger nachingweya said...

No global estes grêmios improdutivos , constituem-se nos maiores empregadores dos países mais pobres do planeta. Com ajuda de muitos para quem pão já não é preocupação.

10/8/15 3:20 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home