Desinstalemos os mitos (Sebastião Alba)
O décimo sétimo número desta série, suscitada por textos aqui e aqui.
Prossigo ainda no quarto ponto do sumário que vos propus, intitulado Ritos de iniciação na Zambéza: nluga e muáli.
Com roupas novas, com novos nomes, os novos adultos dirigem-se para as respectivas aldeias, onde são festivamente recebidos. Sentam-se em esteiras novas, cabeças rapadas. Então, os pais, após identificarem os filhos, resgatam-nos (woboleliwa), mediante uma determinada importância em dinheiro. Já nas casas, são motivo de festas familiares, com repastos regra geral compostos por papas de farinha de milho e galinha. Os padrinhos ficam com os novos adultos cerca de um mês para que a instrução seja completada.
Prossigo mais tarde com a iniciação feminina.
Prossigo ainda no quarto ponto do sumário que vos propus, intitulado Ritos de iniciação na Zambéza: nluga e muáli.
Com roupas novas, com novos nomes, os novos adultos dirigem-se para as respectivas aldeias, onde são festivamente recebidos. Sentam-se em esteiras novas, cabeças rapadas. Então, os pais, após identificarem os filhos, resgatam-nos (woboleliwa), mediante uma determinada importância em dinheiro. Já nas casas, são motivo de festas familiares, com repastos regra geral compostos por papas de farinha de milho e galinha. Os padrinhos ficam com os novos adultos cerca de um mês para que a instrução seja completada.
Prossigo mais tarde com a iniciação feminina.
(continua)
3 comentários:
Um sociólogo capaz de ser historiador e antropólogo.
Uauuuuuu!!!! esperando o que vai dizer de nós...
A moderna epistemologia mostra que voltaremos a uma ciência unitária dos seres humanos.
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