Desinstalemos os mitos (Sebastião Alba)
O décimo sexto número desta série, suscitada por textos aqui e aqui.
Prossigo ainda no quarto ponto do sumário que vos propus, intitulado Ritos de iniciação na Zambéza: nluga e muáli.
Circuncidados (a circuncisão é bem mais do que o corte do prepúcio, é simbolicamente o corte da infância e da indefinição social), instruídos nas diversas regras do social linhageiro e regional, os jovens iniciados tornaram-se adultos.
Antes de serem apresentados à sociedade (cerimónia chamada otchuvela), os jovens passam ainda por vários etapas preliminares: corte do cabelo, despojamento das roupas velhas e de tudo o que usaram (a tudo se deita fogo, incluindo a cabana), banho purificador e porte de roupa nova.
Prossigo mais tarde.
Prossigo ainda no quarto ponto do sumário que vos propus, intitulado Ritos de iniciação na Zambéza: nluga e muáli.
Circuncidados (a circuncisão é bem mais do que o corte do prepúcio, é simbolicamente o corte da infância e da indefinição social), instruídos nas diversas regras do social linhageiro e regional, os jovens iniciados tornaram-se adultos.
Antes de serem apresentados à sociedade (cerimónia chamada otchuvela), os jovens passam ainda por vários etapas preliminares: corte do cabelo, despojamento das roupas velhas e de tudo o que usaram (a tudo se deita fogo, incluindo a cabana), banho purificador e porte de roupa nova.
Prossigo mais tarde.
(continua)
1 comentário:
Pois é, completa destruição do que se escreveu no jornal espanhol. Força.
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