23 julho 2011

Hoje no Senegal

Hoje é um dia especial no Senegal - lá onde via rap surgiu uma espécie de primavera senegalesa, um movimento popular intitulado Estamos fartos (aqui e aqui) -, em particular na capital, Dacar. Por um lado, o partido no poder convocou uma reunião popular, teste de legitimidade no qual espera reunir meio milhão de pessoas. Por outro, a oposição convocou igualmente uma reunião para protestar contra a candidatura do presidente Abdoulaye Wade, de 85 anos, às próximas presidenciais. Em espanhol no GuinGuinBali, aqui. Enquanto isso, numa entrevista dada a um jornal francês, Wade, forte de convicções, afirmou que (1) sem ele o país entra no caos; (2) a oposição é formada por marxistas e socialistas que lutam contra ele, ele que é um liberal;  (3) se nos países árabes as pessoas manifestaram-se contra ditaduras, no Senegal manifestaram-se devido ao excesso de liberdade. Em francês no Quotidien senegalês, aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda: da canção de Tiken Jah Fakoly&Yannis Odua intitulada "Estamos fartos": "Criaram a colonização/Quando encontrámos uma solução/Criaram a cooperação/Como denunciamos esta situação/Criaram a mundialização/E sem explicar a mundialização/É Babilónia que nos explora/Estamos fartos! África está farta, o povo está farto". Aqui. Finalmente, veja mais  um vídeo com uma canção famosa de Awadi e Sammy Dorbez, aqui.

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Os insubstituíveis tipo Wade. >E depois há os que pensam que os africanos não precisam de primaveras. Pois é.

Anónimo disse...

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2011/6/28/Oposicao-afirma-que-Wade-ficou-surdo-mensagem-povo,35b90845-5319-41c9-9158-5eba30cca585.html