16 junho 2011

Sobre ritos de iniciação (11) (Texto de A. Katawala)

Legenda: instrução feminina, província do Niassa
Continuidade do texto do leitor A. Katawala sobre ritos de iniciação no Niassa, dando desta maneira o seu contributo à minha série Sobre ritos de iniciação feminina à maturidade em Moçambique: "A instrução dos candidatos. A instrução dos candidatos é a cerimónia central nos ritos de iniciação. O Unyago é um rito de passagem de criança a adulto e todas as cerimónias desenhadas no contexto do ritual, isto é, todas as sequências formais são definidas de forma a marcar ou a simbolizar o fim do estádio de criança e o renascimento no novo estádio. É em volta da educação para a vida adulta e comunitária que se faz a formação dos candidatos. Nesta cerimónia, os jovens aprendem sobre os mais fundamentais valores de comportamento familiar e social, de história, de conceitos morais e religiosos, de generosidade e de fraternidade, valores estes que serão úteis para a vida no estádio de adulto. Nas cerimónias masculinas, os jovens aprendem sobre os mais variados temas, aprendem sobre o papel do homem como o "chefe ou cabeça de família", as formas de socialização, religião, história e cultura do povo Yao, mas também sobre a sexualidade (que faz parte da vida do adulto).  Aprendem ainda sobre a caça e pesca, a fauna, etc., etc."
(continua)

5 comentários:

Salvador Langa disse...

Leitor atento, continuo aprendendo.

Xiluva/SARA disse...

A sociedade local não aceita que uma mulher pode ser "cabeça de família"???

Anónimo disse...

E tudo isso começa quando se põe as meninas de vestidos cor de rosa a brincar com bonecas e os meninos com calções azuis a brincar com carrinhos.

ricardo disse...

Ide a Nampula e perceba o que e Matriarcado...

Anónimo disse...

Xiluva, eu gostaria muito de te responder que ACEITA SIM, mas... o povo Yao é de influência islâmica onde à mulher está reservada uma posição "marginal" à sociedade. Este é assunto para outra conversa e já foi debatido neste blog variadíssimas vezes.

Xiluva, a mulher já é grande por sí só se olharmos para o papel da mulher na familia, na comunidade e no universo todo; ela é a espinha dorsal da humanidade.

A. Katawala