O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

29 março 2011

Produção simbólica de saúde na cidade de Maputo (7)

O sétimo número desta série.
Escrevi no número inaugural que nos mais variados pontos da cidade de Maputo, mas especialmente nas avenidas Kenneth Kaunda e Friedrich Engels, centenas de pessoas correm ou andam diariamente, manhã cedo, fim de tarde, todos os dias, jovens, idosos e meia-idade, homens e mulheres, magros e gordos, produzindo simbolicamente saúde.
O que quero com isso dizer? Quero dizer várias coisas, lançando sempre hipóteses (rigorosamente apenas isso).
Vamos lá a uma sexta coisa. A produção simbólica de saúde tem ainda a ver com o bula-bula e com a revisão da vida comunitária. Na realidade, é frequente as pessoas andarem ou correrem em grupos ruidosos, conversando sobre os mais variados assuntos, revendo as peripécias da vida. Eventualmente o grupo serve como um mecanismo de pressão sobre aqueles mais renitentes às grandes cruzadas motrizes.
Prossigo mais tarde (crédito da imagem aqui).
(continua)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home