Segundo a Rádio Moçambique no seu noticiário das 19:30, citando a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, a companhia americana Anadarko descobriu indícios de petróleo na foz do Rovuma. Mas serão ainda necessários mais três furos para confirmação. Recorde o portal da Anadarko, aqui.
Adenda às 20:05: creio que o locutor terá dito "para confirmação do valor comercial".
Adenda 2 às 20:22: não foz do Rovuma, mas bacia sedimentar do Rovuma, no alto mar - correcção de um leitor.
Adenda às 20:05: creio que o locutor terá dito "para confirmação do valor comercial".
Adenda 2 às 20:22: não foz do Rovuma, mas bacia sedimentar do Rovuma, no alto mar - correcção de um leitor.
7 comentários:
Boas notícias, espero que a confirmação seja positiva.
Maria Helena
Caro Professor,
Escrevo para fazer algumas observacoes:
Os hidrocarbonetos ocorrem em Bacias sedimentares (Depressoes onde se da a acumulacao de sedimentos.
Neste contexto quando se refere a Bacia do Rovuma, nao se esta a referir a Bacia hidrografica do Rio Rovuma mas sim a Bacia Sedimentar do Rovuma - apesar de terem o mesmo nome correspondem a entidades geologicas diferentes.
Mais, se verificar a posicao dos furos da Anadarko, vera que estes nao se localizam foz do rio Rovuma, estao mais para Sul e em alto mar.
Ihhh,
Parece que vem mais problemas por ai,
Ha hipopotamos com vontade de ficar maiores,
Satisfeito, mas cauteloso.
Um historiador moçambicano que vivia (não sei se ainda é vivo) na Dinamarca, Elísio Martins, dedicou uma obra "Portugal e Capital Multinacional em Moçambique" de 1973, a esmiuçar este assunto do petróleo.
Ele foi até mais longe. Chegou a levantar hipóteses, baseadas também em enigmáticos estudos da Gulf-Oil se não estou em erro, de que haveria ouro negro nas imediações de Marracuene(!), Banco de Sofala (supostamente explorado pela Rodésia do Sul) e logicamente no Rovuma, embora sempre se dissesse que a qualidade do crude encontrado em Moçambique nunca tivesse sido coisa alguma. De facto, há imensas jazidas de gás natural, que corresponde a um dos estágios anteriores do crude. Mas há crude na Tanzania. Assim com há carvão mineral em Tete, pese embora não se vejam muitos diamantes lá. No entanto, no Zimbabwe, há e dos bons. Nestas coisas do petróleo, não nos basta a dedução. É preciso ter a certeza.
Sobre as duas primeiras hipóteses de Martins, continuo céptico, já a última, é quase uma certeza. Não seria por acaso que Nacala se haveria de tornar para a US Navy um porto de acostagem importante de um momento para o outro, com Diego Garcia alí tão perto...
Estou também receoso, porque a descoberta de petróleo produz sempre uma inflexão na política externa dos EUA, que passa a ser mais branda em relação às democracias musculadas. Vide o caso da Guiné-Equatorial ou mesmo da Nigéria como paradigmas. Exemplos daquilo que Machado da Graça um dia apelidou de democracia com cheirinho a petróleo, que queimam as liberdades no fogo da sua combustão...
Tenho os 2 livros de Elísio Martins, comprados na Beira em 1974.O último parágrafo do seu texto é muito importante.
Apenas um parentese.
Quando o Governador de Angola informou a Salazar que tinha sido descoberto petroleo em Angola, o ditador respondeu-lhe: agora é que estamos lixados.
De facto, os americanos acabaram com o regime ditatorial em Portugal. Fonte: JHS.
A mesma coisa digo em relacao a Moçambique. Mal surgiram informaçoes de reatamento das adormecidas minas de carvao de Moative vimos tantos dirigentes aposentado, com excepcao de Jorge Rebelo, a querer meter a mao no negocio. O povo de Moatize que nunca tinha visto um jacto aterrar no distrito vi pela primeira vez tantos jactos. Portanto, o negocio ficou fechado entre os homens do Sistema. O povo? Ficou a chupar o dedo, sempre.
Agora é o petroleo. Nao estou contra. Pelo contrario é uma bboa noticia para Moçambique. Mas...Vem ai mais uma saga. Os ricos vao ficar mais ricos, os pobres cada vez mais pobres. Que ninguem se engane: para que o povo beneficiasse desse petroleo tinha antes que tirar vantagens do Vale do Zambeze, da HCB, das areias pesadas de Moma, etc. Tudo isto é uma miiragem.
Portanto, também estou cauteloso.
Zicomo
Se bem que já estranhava as súbitas parecerias militares com americanos confusos. estamos linchados mesmo
Enviar um comentário