Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,Muda-se o ser, muda-se a confiança...
...e muda-se a mudanca!
Qualquer evolucao positiva ou mudanca requer sempre uma atitude de questionamento e resposta. Essa atitude e extremamente importante para uma vida ou sociedade responsavel.
Relativamente a este fenómeno "mudar sem mudar", tenho questionado aos meus botões se não será, em grande medida, uma certa cobardia da própria sociedade que prefere se acomodar cada um no seu cantinho com coisas minúsculas... dando assim poder de facto aos "dignos representantes" dessa sociedade (dignos porque nesta óptica, os líderes são construídos pela própria sociedade, a partir mesmo do berço... até a circulação das próprias elites) de proceder de forma engenhosa, criando cada vez mais cantinhos para acomodar a sociedade, simulando mudanças... e perpetuando-se no poder politico numa perspectiva neo-patrimonial?... são questões que tenho feito para com os meus próprios botões!
E tenho para mim como uma das hipóteses: a sociedade tem a sua responsabilidade.
Continuação de uma optima tarde!
Enviar um comentário