28 novembro 2011

Postagens na forja

Eis alguns dos temas que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Diversos
* Séries pessoais: Diário de campanha (7); Espíritos, doenças e médicos do invisível (6); Racismos (10); Pasteurização social (15); Contestação global e novas solidariedades (1); Teoria do conhecimento de Samora Machel (14); Consumidores machos, cervejas pretas fêmeas (17); Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (31); Ditos (25); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (64)

1 comentário:

ricardo disse...

Como o sr. Professor tem dito. PRISMAS...


BURLA DOS DIREITOS ADQUIRIDOS", por Ângelo Correia

Em Novembro de 2010, no 'Plano Inclinado' da SIC Notícias, Ângelo Correia afirmou que adquiridos são apenas os direitos como o direito à vida, o direito à liberdade, etc.. Defendeu que todos os outros direitos, ou seja, aqueles que custam dinheiro ao Estado, são direitos que "não existem", que estão dependentes da solidez da economia. Garantiu mesmo que a ideia de direitos adquiridos se trata de uma "burla".

No entanto, menos de um ano depois, a 23 de Outubro de 2011, quando questionado por uma jornalista da Antena 1 sobre a possibilidade de, em função do momento difícil que o país atravessa, abdicar da sua subvenção vitalícia de ex-titular de cargo público (quando, ainda por cima, trabalha no sector privado), Angelo Correia afirmou não estar disponível, por se tratar de um "direito adquirido" legalmente.

Aqui ficam os endereços para as respectivas páginas. Vale a pena ver e ouvir...

"Nós não tivemos a ousadia e a necessidade de explicar a diferença entre direitos adquiridos [...] - direito à vida, direito à liberdade - e os outros, que são os direitos decorrentes da economia, que não são adquiridos. Só o são, enquanto a economia for sólida."
(Novembro de 2010, no 'Plano Inclinado' da SIC Notícias: http://videos.sapo.pt/m4f98nFL3iuMKcfSAagz - minuto 33:05)

"Os direitos que nós temos são direitos adquiridos legalmente."
(Outubro de 2011, à Antena 1, recusando renunciar à sua subvenção vitalícia:http://www.rtp.pt/noticias/?headline=46&visual=9&tm=9&t=Angelo-Correia-aceita-corte-de-subvencao-mas-nao-abdica-por-se-tratar-de-um-direito-adquirido.rtp&article=491873)


Quando nos toca no calo...