12 janeiro 2011

O saque da madeira continua

Segundo o "Notícias" de hoje, a seis colunas da primeira página, um navio de grande calado encontra-se retido no porto de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, por suspeita de transportar carga ilegal, constituída por 161 contentores de 20 pés de madeira em toro extraída na província. A madeira, propriedade de empresas (Mofid, Tienhe, Sinlian e Alphaben) pertencentes a cidadãos chineses, já tinha o aval das Alfândegas e destinava-se a países asiáticos. A retenção deveu-se à intervenção de entidades da Defesa e Segurança, estando implicados alguns funcionários da Agricultura e das Florestas. Acrescentou o notícia que não é a primeira vez que as citadas empresas desafiam a legalidade (a página online do jornal deve estar em manutenção no momento em que escrevo).
Nota: este diário está cheio de postagens alusivas ao saque da madeira no país. A última data de 12 de Dezembro, referente à província de Niassa, confira aqui. Sobre uma das empresas referidas pelo "Notícias", a Mofid, recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda às 12:15: o portal do "Notícias" já está operacional, aqui.

4 comentários:

Nipiode disse...

Quando a corrupcao atinge a medula, ja nao ha sensibilidade para separar o bom do mau. Dentro da propria organizacao do Estado,tudo e uma confusao.... funcionarios subalternos travam a ilegalidade, os superiores autorizam a ilegalidade, uns recebem luvas , outros chantageam...enfim , isto esta mal. Ninguem se respeita, nao ha autoridade moral. Isto e um saque...Os ataques as esquadras, a confusao nas matriculas e tudo resultado da morte acelerada dos pilares de uma nacaO: O ESTADO. Samora escangalhou o Estado colonial para criar um Estado do homem novo. Agora estamos a enterrar o ESTADO do homem novo, dos Mocambicanos. Triste por sermos impotentes...somos o pais das prorrogacoes.Ha muita coisa podre e ha pessoas interessadas que isto caia, sao os mesmos que todos os dias roubam em nome do Partido,uma copia daqueles que apos a independencia levantavam o braco para subir na vida, mesmo pisando familiares e amigos.Esses quando descobertos fugiram de Mocambique. Os novos infiltrados estao a capturar o ESTADO.Isto nao e uma questao de mudanca de Governo, e sim uma limpeza total e completa do sistema. Samora tinha razao porque sabia quem o rodeava e nao dava chances nem para pensar em abocanhar fosse que fosse: limpar a ferida nao chega, e preciso raspar o furunco ate encontrar o bicho que provoca o puz e mata-lo ali mesmo para que nao infecte outros.

Anónimo disse...

V. Dias deixou um novo comentário na sua mensagem "O saque da madeira continua":"Quando a corrupção atinge a medula, já não há sensibilidade para separar o bom do mau." Gostei, gostei mesmo, aplaudo.Pois é, as nossas crianças não tem onde se sentar, porque as nossas escolas não tem carteiras.

Anónimo disse...

Fora da saída ilegal de madeira: Descoberto marfim na carga verificada

Fonte: Jornal Notícias
13 de Janeiro de 2011

NUMA operação paralela, suscitada pela denúncia de que o navio “Kota Mawar” transporta ilegalmente para fora do país 161 contentores de madeira em toros, fez-se ontem uma nova descoberta. Foram encontrados 29 contentores, alguns dos quais com marfim, no recinto do Porto de Pemba, carga que é pertença da Miti, Lda., uma empresa que opera na área de madeiras, segundo confirmou-nos uma fonte ligada ao assunto.

Anónimo disse...

Professor:

Há poucos dias soubemos que foi apreendido na Tailândia marfim de Moçambique. Agora, esta descoberta de contentores com marfim no porto de Pemba, aguardando embarque.

A par da sua corajosa e importante luta pela madeira, por favor abrace também a protecção dos nossos elefantes...

- quem está envolvido no abate dos elefantes?

- quem facilita a exportação de marfim?

Respeitosos cumprimentos.