As palavras são bem mais do que veículos dos nossos actos, bem mais do que estradas de contacto. São, também, ao mesmo tempo, porta-vozes de interesses que parecem estar escondidos por trás de exuberantes declarações universais, de defesas de neutralidade e de ofícios virtuosos de fé, num vasto e variado mundo que vai da fala à ciência passando pela imprensa. A ideologia tem sido regularmente referida e proposta como campo de estudo neste diário. Permitir-me-ei, uma vez mais, sugerir-vos alguns trabalhos para estudo e reflexão. Aqui, aqui e aqui. Para traduzir o segundo trabalho, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Não basta dizer que comida é comida, é peeciso levantar a tampa da panela para ver se é mesmo verdade e que verdade é essa...Venham mais trabalhos assim.
Enviar um comentário