09 dezembro 2010

WikiLeaks e perguntas

Os documentos colocados no portal WikiLeaks permitem levantar muitas questões. A principal para mim continua a ser a de saber como foi e é possível um jovem soldado de 22 anos copiar e exportar milhares de documentos confidenciais em Bagdad (admitindo que a história é verdadeira). Uma segunda pergunta é interrogar-me sobre a credibilidade da informação regularmente enviada por centenas de embaixadas americanas para o Departamento de Estado em Washington (para além de ser evidente e massivo o papel de polícia mundial jogado pelos Estados Unidos).
Adenda às 8:49 de 10/12/2010: leia um despacho da "Rádio Moçambique" com o título Wikileaks: embaixada americana em Maputo nega comentar conteúdo de ficheiros secretos sobre Moçambique, aqui.
Adenda 2 às 8:54: sobre como a informação referente a Moçambique teria chegado ao portal LikiLeaks, o adido para imprensa e cultura da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford, afirmou, segundo o "Correio da manhã": “Não existe uma conclusão final, mas a informação que existe refere que, provavelmente, terá sido uma pessoa de dentro que teve acesso a essa informação”, explicou.
Adenda às 9:36: o presidente brasileiro Lula da Silva exprimiu solidariedade para com WikiLeaks, aqui em vídeo no youtube.

5 comentários:

ricardo disse...

E verdade. Pois que, analisada a lupa, muita da informacao passada para la sao "rumores" amplificados do que se fala a boca pequena nas ruas e becos da cidade...

Nao ha muita consistencia nos relatorios, nem sao usados factos irrefutaveis. Mas disso o mundo da diplomacia e fertil. Porque em politica o que parece e. Ou fazemo-lo ser.

Agora, quanto ao Jovem de 22 anos, se calhar seria bom revisitar o documentario September 11 de Michael Moore, principalmente naquele trecho onde ficamos a saber que mais de 60km de costa do Pacifico (EUA) em Seattle eram vigiadas por apenas dois policias!...

No melhor pano e que cai a nodoa. Tem-se dito.

Abdul Karim disse...

Desculpa Professor,

Apenas tentar responder a primeira pergunta,

22 anos na era IT 'e muito, o facebook foi feito por jovem 18, a forma como o IT aparece no mundo, os jogos os sistemas, os graficos, os tecnicos, 'e muito pra mim com 39 que comecou usar o computador aos 30 e so maneja exel bem, e o resto um problema,

Mas os "putos" sao rapidos, aqui na India sao todos muidos do IT a desenharem sistemas "malucos",

O mundo esta mudado, o Bill Gates inventou a "roda virtual" e corre muito mais rapido que um super sonico voador, agora, o presente 'e so feito de bytes, gigaytes, megabytes, e la mais bytes e vida vai rolando, facil de trasportar nos tais harddisks, softdisks, flash drives, e so drives in's e vai "drivando", Professor,

Anónimo disse...

Como foi e é possível copiar e exportar milhares de documentos?

Os documentos classificados "top secret" estavam acessíveis facilmente para um total de 850.000 pessoas. A falha de segurança dos dados secretos da diplomacia foi quase pré-programada. O acesso ilimitado ao Banco de Dados do Pentágono e do Departamento do Estado dos EUA tiveram um extremamente grande número de computadores e usuários. Com tecnologias banais, como os USB memory sticks (até 1 Terabyte) 1 ou discos duros externos (até 4 Terabyte), foi muito fácil copiar dados sensíveis do "Tio Sam".

Unknown disse...

Caros,
Tratam-se de ficheiros secretos, aprendam, deixem de ser ingenuos, na secreta todo tipo de informação é valida, ate a mais banal possivel, revela o iato duma verdade nao importa se é especulacao ou nao, mas a informacao deve ser recolhida, sabe-se la o que a SISE escreve sobre os americanos. E isso nao é novidade, todos os paises escrevem assim dos outros.

ricardo disse...

Contudo...

Os factos sao teimosos (V.I. Lenin)

Para continuarmos a ler coisitas destas numa imprensa que se diz independente e responsavel:

1 -http://www.opais.co.mz/index.php/politica/63-politica/11176-wikileaks-implica-altas-figuras-do-estado-nas-drogas-mas-nao-mostra-evidencias.html

2-http://www.opais.co.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/11177-momed-ayoob-pagou-400-mil-randes-pela-caucao.html

Enfim, jornalismo de "ENVESTEGACAO"...dando uma no cravo, outra na ferradura.

Ha muito pano para mangas por aqui. Por isso, apenas duas coisas:

1- A SOICO enquanto empresa de comunicacao social e uma participada com interesses ligados a actual nomenklatura no poder. Logo, e natural que se tenha -EXEMPLARMENTE- esquecido de fazer trabalho de investigacao/confrontacao dos "factos", antes de nos vir poluir com contra-informacao! Ninguem fala mal do seu pai, quanto mais se este for o seu AMO, PATRAO E SENHOR...

2- Tambem, a vida tem-me ensinado que as PROVAS SAO A MELHOR DEFESA DOS CRIMINOSOS. So que neste caso, apenas ficamos a saber que o que se diz a boca pequena nas ruas e becos da cidade e afinal partilhado pelas grandes chancelarias internacionais. E isso, qualquer PODER instituido, seja ele o primeiro, o segundo, o terceiro e ate, como e o caso, o QUARTO PODER deveria e ficar com as barbas de molho, do que continuar - pois so isso e que sabe fazer - a pregar alegremente aos peixes, lixo que ja nao interessa sequer ouvir, quanto mais LER.

E nessas ocasioes em que se diz que mais vale ficar calado ate a tempestade amainar. Caiu a mascara. Ponto Final.

E a proposito, porque nao se dirigiu a SOICO ao PR para obter o seu comentario sobre o assunto? Se foram velozes que nem um TGV a representacao cultural dos EUA para obter comentarios, porque nao aproveitaram a embalagem para dar um passeio pela Ponta Vermelha, Pereira do Lago ou mesmo ate no seu vizinho da RUA TIMOR-LESTE?! Simbolos e Altos Magistrados da Nacao foram citados e vulgarizados como traficantes de favela. Por isso, queiramos ou nao, nos, os seus subditos, tambem ficamos manchados e INJUSTAMENTE!

Quo Vadis SOICO no teu oficio publico de informar sem algemas nas palavras??!!!

Essa e boa.