Espero que esse meu curto texto possa ser útil para reflexão.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
5 comentários:
'E util pra reflexao, e ate opurtuno, so nao sei se ha muita gente no poder, interessada em "desarmar as condicoes sociais que continuamente armam as mentes."
As vezes fico com a sensacao que se pretende armar mais ainda e muito bem, "as condicoes sociais que armam as mentes",
É de regra pensarmos na violência como algo naturalmente violento. Há quem pense que a violência desaparece com discursos inflamados e cheios de missionarismo. Bem mais raro é pensarmos nas causas que armam mentes e comportamentos.
Se calhar entao poderiamos comecar por tentar perceber o porque de ser raro pensarmos nas causas, do ponto de vista geral e de violencia social,
Eu acredito que pelo nosso proprio sistema de ensino, onde nao se ensina a ir as causas, mas a viver as consequencias naturalmente e como naturais, do ponto de vista geral,
E talvez porque se pretende ocultar as causas, para nao assumir as responsabelidades, do ponto de vista de violencia social,
Isso complica, porque ficamos sem mecanismos de prevencao, e a violencia social podera passar a ser vista como natureza natural da sociedade, podendo gerar uma sociedade de natureza naturalmente violenta e como tal uma possivel sociedade- caos, onde os governantes e governados apenas se comunicam e se entendem violentando-se.
Bom dia!
Se tivesse que comentar:
Hobbes, entre outros realistas políticos, revela que a violência é algo que caracteriza o ser humano no seu estado de natureza (um estado de guerra de todos contra todos), cuja solução passa necessariamente pela civilização do próprio Homem (e esta deve ser feita a "ferro e fogo" - através de um "leviatã político"), entretanto, Marx e Engels apontam para o modo de produção capitalista (que é característico do Estado civil) e a sua consequente distribuição desigual de recursos (que causa as desigualdades sociais) como o que está por detrás de toda violência social e política (as pessoas lutam por falta de pão ou pela dificuldade de sua aquisição)... Marx e Engels continuam afirmando que para a classe dominante garantir a continuidade da dominada e para que a mesma não se revolte (mesmo sentindo a dor sofrida), é preciso que aquela garanta as condições de existência... da classe dominada (o socialismo burguês ou conservador foi uma tentativa a isso); este ponto remete-me a reparar que é preciso que os governantes (quer hobbesianos) de todo o mundo, ao lado de outras organizações não governamentais e/ou religiosas ou de bases comunitárias locais, criar condições básicas para que os seus concidadãos, ainda que pobres e excluídos, possam existir e não se revoltem (violência social) porquanto as condições criadas não permitirão situações semelhantes ás de 01, 02 e 03 de Setembro último (em Moçambique). Fora a este ponto, se entendi Marx e Engels em seu Manifesto do Partido Comunista, a violência social é legítima...
Mas não comentei!
Obrigado.
E o que pensam os fundadores da Frelimo dos pressopostos que os levaram á luta armada.
E o que pensariam os Pais deles quando pensavam no pluralismo democratico e na igualdade identitaria.
E o que pensariam os Avós deles da criação de um estados capaz assegurar a sobrevivencia de seus filhos como Homens livres e Iguais.
E os Bisavós em conseguirem criar um espaço de cidadanias e interculturas.
e os trisavós em aceitar a diferença e lutar pela preservação da consciencia na Historia de Africa das suas raizes, memorias e historias aceitando aprender apreender e inovar no sentido de sobreviver e evoluir por forma a preservar o seu legado num mundo globalizado.
eventualmente só os primeiros ainda teram memoria destes dias e só voces terão interesse nessas respostas, já pensaram em pedir ás pessoas da Frelimo da luta de libertação Nacional que escrevam os 10 anos anteriores á sua entrada na luta armada e dos motivos e pensamentos que os levaram a criar ou ingressar na Frelimo.
È que derrotar o estado Portugues sempre foi facil( saia esse vinha outro colunialista), ele foi mesmo escolhido por isso, mas criar as condiçoes para que nenhum Moçambicano pensa-se sequer em deixar-se inferiorizar e que jámais um Moçambicano pode-se pensar em esplorar ou escravisar outro ´´e muito mais dificil, pensar que as pessoas são burras só pela cor da pele ou pela origem racial é muito complicado e pensar que O Shaka o Gungunhana, Kruger, Samora o Mandela o Marcelino são burros, é a maior estupides que eu já vi.Eu se fosse a voces perguntava ás pessoas o que foi que as levou a lutar e a libertar o pais em que nome de quem lutaram e porque. Eu pessoalmente sei que eles tudo faram para evuluir e assim atingirem o seu pressuposto geracional em nome da identidade que os transcende.
E a mim nimguem me diz que não vai ser assim porque vai decertesa. O futuro é uma repetição do passado, o pior que poderia acontecer aos Paises da Africa austral e do Sul era se unirem no grande zimbabwé o melhor que poderia acontecer aos africanos seria isso mas teram de chegar lá pelo seu pé e em igualdade de circunstancias o melhor que Moçambique poderia fazer por si seria trabalhar no sentido de recriar essa realidade entre portas, imaginem que cada região de Moçambique representa um pais dessa africa invistam nessa realidade utopica observem a evolução em concreto e canalizem os vossos esforços balizando a condução dessa realidade no sentido que quizerem dar ao futuro cumum apostando no bem estar das populaçoes respectivas. No fundo foi o que as nossas mães fizeram ao longo destas geraçoes e no que os nossos pais apostaram ao longo dos tempos, as pessoas é que têm de ganhar o respeito por elas propias para poderem interagir com os outros na consciencia realista da sua condição humana, social e civilizacional.
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