Desde 2008 que o documentalista e historiador Colin Darch (documentalista do Centro de Estudos Africanos entre 1979 e 1987) trabalha no seu Mozambique History Net, construindo secções, preenchendo documentalmente (especial atenção dada a recortes de jornais), pouco a pouco, cada uma delas. Por exemplo, a secção do "conflito com a Renamo" apenas tem, por agora, duas páginas cronológicas preenchidas (1975 e 1976), aqui. A secção de "Justiça" já possui muitos documentos nas suas quatro subsecções. Vá conferindo o índice no lado esquerdo do portal, o acervo documental está em grande parte disponível em português. Para traduzir, vá aqui. Se usar documentos do portal, faça o favor de citar a fonte.
Comentário: muitos dos documentos arrolados por Colin suscitam dor e memória sofrida. Ontem como hoje e amanhã, deveremos ser capazes de, continuamente, estudar e desarmar as condições sociais e políticas que armam as mentes e as levam à produção da violência, da dor e da morte. Quanto mais conhecermos as causas da violência social, mais fácil é preveni-la. É esta a minha convicção.
2 comentários:
Essencialmente, as minhas palavras para o autor do portal sao apenas estas:
Mais vale tarde do que nunca. Registos daquela jaez, disponiveis ao publico em geral, sao praticamente nulos. Sobre o que la esta, cada um e livre de fazer as suas cogitacoes. Depende bastante das lunetas com que se mira a mesma situacao.
Espero que o seu exemplo seja seguido por muitos em Mocambique.
Professor Carlos Serra,
agradeço a informação.
João Cabrita
Enviar um comentário