03 setembro 2010

Situação calma em Chimoio

Balanço feito pelo jornalista Francisco Carmona do semanário "Savana", neste momento em Chimoio: situação calma em Chimoio, 68 detidos, seis pessoas baleadas, das quais duas com gravidade, uma criança baleada no ombro.
Adenda às 18:17: creio que é regra em muitos de nós (eu incluído), dizer, por exemplo, que agora a situação está calma. O que queremos dizer com isso? Estamos a querer dizer (e desejar) que a crise passou, estamos a querer dizer que o que entendemos ser o normal da vida vai regressar ou está a regressar. O que entendemos por normal na vida? Controverso conceito, este. Mas vamos lá avançar uma hipótese neutra: entendemos por normal algo que é estrangeiro às dificuldades, ao caos, à infracção, à violência imediata ou absoluta, ao nosso sentido de regras. Porém, esse apego à família semântica da ordem pode não ser o daqueles que não dispõem de condições sociais para usufruirem desse apego e dessa exigência. Continuarei a interrogar-me sobre o tema.

2 comentários:

V. Dias disse...

Ainda por confirmar:

Recebi há momentos informações de meu irmão na Zâmbia que o surto das manifestações em Moçambique atingiu aquele país. Pessoas a lançarem pedras aos camionistas.

Segundo a RTP, a informação que tive era de que a situação em Chimoio estava calma mas não terminada.

Zicomo

PS: Ha que avaliar as declarações do sr. Pacheco e o número de vítimas. Uma criança de terna idade como documentam algumas imagens pode ser "bandida"?

Delfina disse...

Professor,
Obrigada por nos manter informados.

Estou muito zangada, desiludida, ate quando isto vai afinal? Voltamos a era dos xiconhocas?
Esta se morrendo de balas, de fome, de sede,de falta de educacao, de falta de habitacao, de falta de dignidade,estao matando os pensamentos e os sonhos, esta se morrendo por falta de amor ao proximo.

Forca meu povo, ja morreram muitos mesmo sem terem ido manifestar.

Estao matando o povo que os escolheu, espero que as proximas eleicoes o povo na se esqueca deste massacre.

Meus pesames as familias enlutadas.