15 junho 2010

"Quisse mavotismo" no Brasil


Confira aqui. E continue a seguir a minha série Os desmaios femininos na Quisse Mavota, aqui. Obrigado ao leitor que me chamou a atenção para a histeria colectiva ocorrida no Ceará.
Adenda: uma vez mais, sugiro a leitura de documentos relacionados com fenómenos de histeria colectiva na Libéria em 2006, na Inglaterra também nesse ano e no México em 2007.
Adenda 3 às 6:42: sobre Quisse Mavota e Ndlavela em Moçambique, leia ou recorde a série Quisse Mavota e Ndlavela: extractos de relatórios médicos preliminares, aqui.
Adenda 3 às 8:17: a propósito de Quisse Mavota, um porta-voz da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, Hermínio Morais, afirmou há tempos: "Somos Africanos, temos outras lógicas de pensamento". Os exemplos de histeria colectiva na Libéria, na Inglaterra, no México - acima referidos - e, agora, no Brasil, mostram quão globalizados, transnacionais, andam, afinal, os espíritos…

1 comentário:

ricardo disse...

Este Psiquiatra e que colocou o dedo na ferida...

"...O psiquiatra Adalberto Barreto diz que a histeria coletiva tem uma explicação científica. "Esses fenômenos acontecem em contextos em que há muita tensão, sofrimento não-verbalizado", afirmou..."

Eu diria mais, tal como o stress, a histeria devera ser reconhecida pela OMS como mais uma doenca do Sec.XXI, derivada da ordem socio-economica determinada pelo SISTEMA GLOBAL!

Ide ao terreno e vide este denominador COMUM.

Ha muito que o professor se pergunta sobre os linchamentos. Ora ai esta, duas vertentes de manifestacao catartica que sao as faces da mesma moeda.

Disse