De Antonio Gramsci: Há fatos que amadurecem na sombra, porque poucas mãos, sem qualquer controle a vigiá-las, tecem a teia da vida coletiva, e a massa não sabe, porque não se preocupa com isso. Os destinos de uma época são manipulados de acordo com visões limitadas e com fins imediatos, de acordo com ambições e paixões pessoais de pequenos grupos ativos, e a massa dos homens não se preocupa com isso.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Realmente pouca gente se preocupa com o que está acontecer. A sociedade parece ter sofrido uma hipnose global. A internet é o único meio que poderia abrir a visão de muita gente, mas pouca gente tem acesso. Os nossos meios de comunicação estão com uma agenda contrária: de tapar-nos os completamente nossos olhos e ouvidos com desporto e novelas. é necessário que os cidadãos atentos achem novas soluções de modo que a verdade seja pregada a todos sem excepção.
Também existem frutos que amadurecem a NOITE, ou enquanto torcemos pra nossa Seleção Futebol. Cá no Brasil, enquanto torcíamos no futebol da Africa Sul, nossos Gongressistas Senadores da Res-pública, jogavam outra partida: Aumentando em 18% os seus próprios salários, além de significativos aumentos aos salários de Funcionários Publicos daquela Instituição. Talvez não sejamos tão diferentes do amado Povo Moçambicano. Isto cá, sim, é tecer a própria teia. Boa Sorte a Todos aí. Jose Soares
Enviar um comentário