O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

16 abril 2017

Notas sobre a normalização política do corpo [11]

11. Número anterior aquiCartas de leitores publicadas nos jornais e intervenções na rádio e na televisão do nosso país apresentam, de forma sistemática, dois fenómenos, a saber:
1. A sublimação do passado enquanto repositório da moral, dos costumes regrados, do respeito. A ideia é esta: "Nos tempos havia moral e disciplina".
2. Como decorrência, a marcação do corpo feminino enquanto área domesticada, disciplinada, escondida em roupa decente. "Nos tempos as nossas raparigas eram respeitadoras e não vestiam como agora, com tudo à mostra".
A roupa decente, a roupa disciplinadora, surge, invariavelmente, como um termómetro social imperativo. E essa roupa decente é invocada por homens e por mulheres com os olhos de um passado que foi o seu ou do qual ouviram falar.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home