O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2016 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

08 agosto 2016

Guerra e hermenêutica das valas comuns em Moçambique [23]

Número anterior aqui. Permaneço no sexto e último ponto do sumário [recorde-o aqui], a saber: 6. Sentido múltiplo, generalizações e economias, passando ao segundo campo de análise proposto aqui, a saber2. Atractivo dos temas e das fotos de choque. Escrevi no número anterior que após as notícias sobre a vala comum,  surgiram as notícias referentes aos corpos a céu aberto: aqui, fotógrafos exploraram a minúcia dos corpos, parte deles ainda com roupa. A questão central tinha a ver com o espectáculo, entalado entre a morte e a desmesura, o real e o suposto. Espectáculo meramente técnico, de mestria fotográfica, em si? Não, pois em alguns quadrantes da "consciência julgadora", procurou-se, directa ou indirectamente, dar a entender que os cadáveres eram obra do exército governamental. Quanto mais vivo o espectáculo das fotos de choque, maior a ênfase colocada no sentido da outorga de responsabilidades. Esta linha de imputação estava em sintonia com o tema dos refugiados moçambicanos no Malawi, que alguns círculos informativos consideraram fugidos às atrocidades cometidas pelo exército governamental.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home