O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

03 março 2016

A tripla guerrilha da Renamo [9]

Nono número da série. Sempre trabalhando com hipóteses, termino este terceiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: A guerrilha diplomática. Efectivamente, a Renamo, actuando através do seu terceiro elemento, prolonga a guerrilha militar no campo diplomático, tentando, actualmente, criar um novo ciclo de conversações com a presença de observadores internacionais de relevo, designadamente da África do Sul [ao nível do presidente Zuma] e da União Europeia, para além, a nível local, da Igreja Católica. Recentemente, o Alto-Comissário da África do Sul em Maputo afirmou ser falsa a posição da Renamo de que o presidente sul-africano, Jacob Zuma, tinha aceite mediar o conflito político em Moçambique [lembre aqui]. Este incidente diplomático não constitui um erro táctico da Renamo, pois é um exercício de guerrilha diplomática musculada executado par en bas, com o partido tentando internacionalmente apresentar-se como a menina do chapeuzinho vermelho ameaçada pelo pérfido lobo mau trajado de Frelimo, partido no poder. A guerrilha diplomática pode ter relação com certas veredas, antigas umas, actuais outras [leia por exemplo aqui]. Finalmente, essa guerrilha contribui para dotar o presidente da Renamo da mística edílica do eterno rebelde que dispensa o conforto urbano [leia, por exemplo, este relato aqui] e se confunde com perfis à Robin Hood.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home