04 maio 2015

Cinco condições de paz política em Moçambique (13)

"Em 1970, quando os três astronautas da Apollo 13 estavam tentando descobrir como levar sua nave danificada de volta para a terra, eles estavam envolvidos em um jogo claramente de soma não zero, porque o resultado seria igualmente bom para todos eles ou ruim para todos eles." [aqui]
Décimo terceiro número da série. Permaneço no terceiro ponto do sumário proposto aqui, a saber: 3. Cinco condições de paz política em Moçambique, finalizando o penúltimo subponto, a saber: 3.4. Treino das forças de defesa e segurança nos direitos humanos. Escrevi no número anterior que num  país como o nosso, refém ainda da memória dos horrores da guerra de 1976/1992 e confrontado com a existência de dois exércitos, o governamental e o privado da Renamo, a actuação da polícia está sob permanente atenção e crítica de múltiplos sectores da nossa sociedade, do social físico ao social digital das redes sociais. Parece ser sensato admitir que há uma imenso trabalho no sentido de treinar as forças de defesa e segurança em geral e a polícia em particular a servir não um "Estado de dominação" mas um "Estado directivo". Quanto maior for o investimento nos aparelhos repressivos e na repressão, mais alta será a a composição orgânica da política e menor, portanto, a taxa de lucro político, quer dizer, menor a legitimidade de quem gere o Estado.
Nota: fico grato a todas aquelas e a todos aqueles que queiram contribuir para o tema, criticando e melhorando as linhas de visão e análise que irão surgindo aqui.

Sem comentários: