O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

22 julho 2013

Como suster os linchamentos? (16)

Décimo sexto número da série. Entro no quarto ponto do sumário proposto aqui. 4. São esses processos eficazes? Sem dúvida que a sensibilização comunitária e a punição podem contribuir para dissuadir os linchadores. Mas, ao mesmo tempo, devemos fazer frente a cinco fenómenos: 1. O risco de esquecermos que temos vários tipos de linchamento, 2. O risco de darmos origem a mais linchamentos, 3. O risco de esquecermos a imputação causal cultural, 4. O risco de esquecermos os potenciais de violência que habitam as crianças por via da educação e 5. O risco múltiplo de esquecermos combater as raízes sociais da criminalidade. Regressarei a estes pontos mais tarde.
(continua)
Adenda: este diário tem muitas postagens dedicadas aos linchamentos. Leia, por exemplo, esta, de 2008, aqui. E, se possível, tente proximamente ler os livros com as capas mostradas a seguir, neste momento esgotados mas em fase de reedição (clique sobre as imagens com o lado esquerdo do rato para as ampliar):

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home