16 dezembro 2011

Bíceps políticos de Afonso Dhlakama

Segundo a versão digital do "Diário de Moçambique" de hoje, o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, está na cidade da Beira, onde orientou uma reunião do partido destinada a pôr em marcha manifestações com o fito de mudar o mapa político do país e criar um governo de transição. Aqui. Ontem, a estação televisiva STV mostrou a sua chegada à Beira, com uma multidão aguardando-o e felicitando-o. Entretanto, recorde neste diário aqui, aqui e aqui. Foto reproduzida daqui.
Comentário: a presença de Dhlakama na Beira, a poucos dias do Natal e do fim de ano, é claramente um exercício de exibição de bíceps políticos que (1) manda às urtigas a estrutura eleitoral existente, (2) visa tornar o país refém de acordos de cúpula a conseguir imediatamente e (3) põe a nu o veemente desejo de redistribuição interpartidária (Renamo+Frelimo) de recursos de poder.
Adenda às 18:34: segundo um jornalista sedeado na Beira, Dhlakama deverá orientar amanhã um comício no populoso bairro da Munhava, periferia da cidade.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Será que desta vez o homem desembarca mesmo na "revolução" dos rendimentos?

TaCuba disse...

Falta criar para ele o cargo de Ministro dos Assuntos dos 16 Anos...mais uma acções mineiras...

ricardo disse...

E sobretudo, amansar o MDM no seu proprio feudo...Nao ha duvidas que o maior adversario da FRELIMO e o MDM. Curiosamente, da RENAMO tambem.

Como diria aquele proverbio arabe, o inimigo do teu inimigo, teu amigo e.

Paulo disse...

Aposto que ele quer um posto mais elevado, Presidente da Guerra dos 16.