06 setembro 2010

Manifestações: estímulo sul-africano e produção de rumores (3)

Avanço na série.
Escrevi no número anterior existir desde a primeira metade do século XIX uma tradição de emigração para a África do Sul. Este país é uma segunda pátria dos Moçambicanos, uma pátria laboral permanente. Mas, também, uma pátria cultural. No vaivem migratório são incorporadaos e reproduzidas em permanência maneiras de ver e de fazer.
Isso significa que a greve da função pública na África do Sul pode estar a ter efeitos em Maputo e Matola, tantos são os canais de comunicação através de familiares e amigos, especialmente através do celular e dos sms.
Vamos agora à segunda hipótese da série, a saber: produção interna intencional de rumores destinada a ampliar os efeitos das manifestações e a criar um clima de inquietação colectiva recorrente.
Efectivamente, as manifestações ocorridas desde 1 do corrente mês têem sido acompanhadas por uma bateria de rumores. Através dos celulares, uns emitindo, outros recebendo e repassando, criou-se e cria-se um clima de intranquilidade jamais havido no país via digital. O rumorSMS é uma realidade. Mas teremos de ver outros aspectos.
(continua)

Sem comentários: