A conferir em português na BBC aqui. A notícia original do Departamento do Tesouro norte-americano encontra-se aqui.
Adenda às 17:03: têm sido muitos (mesmo muitos) os leitores que, anónimos na quase totalidade, têm enviado comentários a propósito desta postagem.
Adenda 2 às 19:47: em conferência de imprensa, o empresário Mohamed Bachir negou hoje qualquer envolvimento seu no narcotráfico, considerando que a posição americana constitui um insulto ao seu nome e à sua família, tendo exigido a apresentação de provas (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30)
Adenda 3 às 20:16: peça no jornal "O País" online, aqui.
Adenda 4 às 20:31: confira também aqui.
Adenda 5 às 21: "Rádio Moçambique" aqui.
25 comentários:
Eu gosto de Obama,
prof.
E O GRUPO ZAINABO TEXTEIS RECORDAM SE VENDEU CAPULANAS SEM QUALIDADE NENHUMA
ESTA E BOA
E A CANETA QUE COMPRVA E DAVA AO DONO
MOCAMBIQUE QUEM TE CONHEC JAMAIS TE ESQUECE
MARIO LITHURI
eu so estou a espera do posicionamento da procuradoria... isso sim quero ver.
è sabido que existem ligações muito fortes entre grupo MBS e o poder político deste pais... essa novela quero ver...
Não vai consituir surpresa nenhuma se as auoridades moçambicanas, nas se pronunciarem em torno desta noticia. Afinal estamos a falar de um dos homens mais poderosos deste pais e que financia campanhas do parido no poder...
Silêncio que se vai cantar o fado...
Xiuuuuuuuu.
Agora e que isto vai aquecer...
Homo Sibindycus, cade os grandes empreendedores da nossa terra?!
Com uma noticia destas, a oposicao ate pode ficar calada para sempre.
Escobar...Escobar...Escobar sempre!
...muita tinta espera-se que suje varias colunas informativas... mas logo logo o assunto evapora. conheco meu povo!
Facil escoraçar da patria amada inimigos estrangeiros...
e dos nacionais, o que far-se-a?
Nos princípios do mês de Maio do corrente ano, AWEPA divulgou um documento com o títuto:2010 International Narcotics Control Strategy Report. Querendo, consulte aqui. O nosso país foi de forma clara apantado trânsito da drogas ilegais. Infelizmente não houve debate e provavelmente isso não preocupou às nossas autoridades.
Até às 16h30 locais fiquei à espera que o Governo se pronunciasse sobre este caso.
Esta notícia irradiou por todo o país, o que deixa transparecer que o caso é muito grave.
É mais grave do que as sucessivas fugas de Anibalzinho, tendo em conta o facto do cidadão em referência ser um dos homens fortes dos negócios em Moçambique.
Com certeza, nenhum moçambicano padece de esquizofrenia para, em tão curto espaço de tempo, esquecer que o cidadão em causa é apenas um de vários papais noéis do partido Frelimo.
Há que vir à tona a Procuradoria-Geral da República para se pronunciar sobre o assunto.
Em países onde os políticos são escravos dos interesses nacionais, por estas alturas, estaríamos à assistir uma autêntica hemorragia de comunicados de imprensas, vindos de várias partes do poder, mas também da Oposição.
Pronunciar-se sobre um assunto de tamanha gravidade como este não é, na minha modesta opinião, acusar o visado, muito pelo contrário, é tentar esclarecer as coisas, é estar ao serviço da nação, é ser imparcial, é uma questão de coerência, é sentido de Estado, é agir em nome do interesse nacional.
Eu lamento, mas exijo que a Justiça moçambicana venha a público, com a mesma velocidade que esmaga os inocentes, pronunciar-se sobre este assunto.
NINGUÉM É MOÇAMBICANO DE PRIMEIRA OU ESPECIAL EM DETRIMENTO DE OUTRO. Moçambique não é nenhuma monarquia, nem é um país para acomodar traficantes. Tenho muitas saudades de Samora Machel, tinha seus defeitos, mas situações dessas não teria permitido!!!
Zicomo
Viriato,
Quero estudar o impacto desse caso, sobre o mercado,
O impacto nos negocios dos parceiros da mbs, o impacto na moeda (usd/metical), o impacto na imobiliaria, na bolsa, no PIB nacional,
Vai ser muito interessante, 'e um fenomeno economico novo, muito bom pra se estudar.
Se calhar, deveria estudar o impacto politico na FRELIMO e no seu Presidente em particular.
E inegavel que o MBS teve um papel preponderante nos ultimos resultados eleitorais. Todos viram, ouviram e leram.
P.S.
Mas quem nao deve nao teme. Bashir disse na entrevista que gostaria de ser recebido pela Embaixada dos EUA para conhecer o teor das acusacoes. Se calhar, o ira ouvir e que nao e nas embaixadas, mas sim nos tribunais onde se julgam as causas. Arriscara MBS a ser julgado nos EUA?!
Ricardo,
Acho que bashir esta confundir a embaixada dos USA com o shoppingzinho dele,
Ele 'e bem capaz de entrar la, e nao conseguir sair muito facil,
Convem nao confundir as coisas,
Professor,
ja não ha prensunção de inocencia?
Abdul Karim,
tens algum problema pessoal com o Bachir? tas a chamar o Maputo Shopping Center de Shoppinguizinho? hehehehe. Procure disfarçar a inveja.
Sou da opinião que o governo americano concretize as suas acusações e se forem verdade, que o Bachir seja severamente condenado. O governo moçambicano tem de dar provas de que não pactua com traficantes de drogas.
Lucia
Avisar ao Bachir para não ter o encontro com o embaixador na embaixada americana sob risco de ir parar a guantanamo! DE IMEDIATO
O BCI e o BIM têm espaços alugados no Shoping. deverão a luz de tais sanções cortar essa ligação comercial sob risco de entrarem para a lista negra? pq que eu saiba estas sanções sancionam também por tabela qualquer indivíduo ou instituição que mantenham laços comerciais com o indivíduo em causa.
So podera ser uma presuncao, muito presumida...
A avaliar com o "a vontade" que OBAMA assinou a proclamacao. Que eu saiba, os EUA nao sao nesse aspecto como Mocambique.
Um presidente americano nao tem o habito de assinar uma LEI para depois alguem lhe dizer que e inconstitucional, ilegal ou descabida. Em Mocambique temos.
Quando isso sucede nos EUA, ha impeachment, ou pelo menos a demissao colectiva de todo o seu departamento juridico.
Se ele assinou tal ordem, e porque os servicos de inteligencia do seu PAIS o municiaram com evidencias gritantes. Por isso, o que Bashir tem de fazer e nomear um advogado americano para representar os seus interesses nos EUA (ele ja o fez de certeza) e defender um julgamento celere. Se for demonstrado em tribunal que e INOCENTE, entao que isso seja publicitado e a sua indemnizacao generosamente paga.
Nao e MAXIMO DIAS (nosso conhecido advogado dos Corleone da B.O.) quem vai fazer esse papel. Bem podera faze-lo por ca, mas para consumo politico interno das massas. So que mesmo assim ja nao vai convencer ninguem.
Porque afinal, o que os americanos dizem hoje, e o que a Vox Populi sempre disse, mas sem provas.
Até agora ninguém reagiu!
O Governo deveria ser o
primeiro a reagir, mas como? se são os "leais parceiros" do Bashir?
Ricardo, ten razão! Em Moçambique confunde-se a Política com academia!
já aqui o disse muitas vezes.
Uma reacção Política aos acontecimentos, é importantíssimo!
é um fenomeno qu mexe com as nossas vidas.
Temos que conhecer a avaliar os posicionamentos.
Os Moçambicanos estão a espera!
prof não está a postar tudo! como é afinal? já não há liberdade de imprensa? isto é um blog prof, jápostei há um século e nada de comentário postado
Pq não chamar "Diário do Reflectido, do viriato, do Ricardo, etc" onde só eles podem postar?
"Um presidente americano nao tem o habito de assinar uma LEI para depois alguem lhe dizer que e inconstitucional, ilegal ou descabida. Em Mocambique temos."
Oh Ricardo, não me venhas com essas tretas.
O Bush assinou, ERRADAMENTE, a invazão ao Iraque, sob alegação de que tinham armas nucleares e biologicas.
Alguem foi responsabilizado por essa decisão erra? Alguem foi responsabilizado pelaschacinas que ainda acontecem no Iraque?
Sabes qual foi a pena? O Bush foi reeleito.
O Mandela figurou, até a bem pouco tempo, na lista americana dos maiores terroristas.
Alguem deimitiu-se ou foi demitido por esse erro?
Lúcia
Só quero lembrar que o Presidente dos USA é Barack Obama - lembram?!
Se esqueceram, é bom ler (reler) os comentários de aquando a sua eleição, a disputa eleitoral nos USA.
É Barack Obama.
Há um comunicado emitido pela Embaixada Americana sobre a matéria, mais especificamente sobre quem está proibido de fazer transações comerciais e financeiras com o MBS e as empresas que controla. Seria bom referi-lo neste espaço para responder as perguntas como as que o hulk coloca.
Tretas?!
Informe-se bem, nao responda so pelo que le ou ve na televisao. Que eu saiba, Collin Powell e seu elenco pagaram as favas...
Duvida disso. Diga-me qual e o percurso politico actual de Powell?
Quanto a Mandela. Nao confunda as situacoes. O motivo porque la figurou era conhecido. Guerra Fria. O proprio Mandela nunca negou que defendeu o terrorismo como forma de luta. Do mesmo modo que Kadhaffi o fez, mas ja la nao esta tambem.
E nao vejo porque alguem tenha de ser demitido por isso. Porque se esqueceram de retira-lo da lista? Alguem o prendeu quando foi aos EUA em visita particular ou oficial? Alguem congelou seus bens? Nao, por isso, nao colhe.
Se me tivesse dito que apos a sua saida da Ilha de Robben, Mandela teria sido colocado na Lista Negra dos EUA, entao eu dava-lhe razao. Mas nao foi isso que aconteceu.
Alias, em materia legal, ha coisas mais muito escandalosas no nosso pais. Como por exemplo, condenar um PCA a 20 anos de cadeia, usando uma Lei totalmente inadequada.
E sem consequencias nenhumas para o Legislador!
Podera dizer-me que nada sucedeu com Bush. E verdade. Nem poderia suceder.
Mas sucedeu com Nixon, quando ele se auto-retratou perante Frost em directo na TV. E ai, o Watergate era mais que certo.
Aqui, houve pelo menos tres leis inconstitucionais que voltaram para tras. E nada aconteceu. Ou aconteceu?!
Lucia é defensora noral do Bachir?
Está muito preocupada com ele!
O Governo Moçambicano deve-se pronunciar sobre a questão oficialmente.
Talvez já o tenha feito hoje no noticario das 13. Não sei!
"Informe-se bem, nao responda so pelo que le ou ve na televisao. Que eu saiba, Collin Powell e seu elenco pagaram as favas.."
Ricardo, essa é a sua resposta?
As vezes é melhor ficar calado, a dar respostas como essa.
Não vou me alongar para não parecer malcriada.
Lúcia
Pois e...
E para eu nao parecer malcriado tambem, digo que para boa entendedora meia palavra basta.
Enviar um comentário