16 junho 2010

EUA/MBS: o prisma dos comentários (7)

O penúltimo número da série.
No número dois propus sete pontos de análise, tomando em conta os comentários que leitores de jornais online e blogues têm feito.
Os três últimos pontos são os seguintes: 5. Descrédito em relação ao sistema de justiça de Moçambique; 6. Desconfiança sobre a origem da riqueza do acusado; 7. Animosidade pessoal
A confiança depositada na acusação feita pelo Tesouro americano surge associada em vários comentários à falta de confiança no sistema de justiça moçambicano, designadamente no que concerne ao grande crime em geral e ao narcotráfico em particular. Para vários comentaristas, o grande crime do narcotráfico continua impune no país. Então, a acusação americana aparece como uma compensação, como uma desforra, como uma reposição externa da justiça e da moral (sobre as reacções dos jornalistas, leia Paul Fauvet aqui). Mas não só: comentários mostram dúvidas sobre a origem e a magnitude da riqueza do alvo do Tesouro americano, comentários que, aqui e acolá, procuram estabelecer uma relação de cumplicidade protectora entre o acusado e o partido no poder (por exemplo, aqui). Finalmente: há comentários com indicadores de animosidade pessoal, eventualmente de ciúme.
Vá conferindo os comentários aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
(continua)
Adenda: No "Notícias" online de hoje e a propósito do "caso Bachir", surge o primeiro número de uma série da autoria de João Baptista Castande intitulada "O peso lancinante da incultura jurídica", aqui.
Adenda 2 às 8:28: confira no “ Mediafax” aqui e na “Rádio Moçambique” aqui.

1 comentário:

Abdul Karim disse...

"... e eventualmente de ciume."

Fico muito triste de saber que ha gente que fica com ciumes do "sir",

Afinal, parece que os "ciumentos" gostariam de ser tambem nomeados "sir",

Deve ser porque ser "nomeado" barao pelo Obama, da fama, fica-se mais "rico", e tem se um monte de "gatos pingados" a protegerem "a imagem e pretigio".

'E possivel.

Nao 'e ?