Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Desde 1975 que tenho aprendido que a Agricultura deve ser a base da nossa economia. Para dinamizar esse postulado Samora constituiu a Mecanagro, a Agricom , projectos como so 400 mil hectares, Complexos como o CAIL, CAIA , machambas estatais em todo o país, centros de produçao e distribuição de semente, pecuaria, etc. Era o Estado a investir naquilo que clamava ser o seu projecto economico. Depois tudo ruiu.
A tal ponto que me pergunto se quando hoje dizemos que a base da nossa economia deve ser Agricultura estamos a pensar na Economia ou na Subsistencia.
Quando deixamos regadios como o do Chokwe a operar abaixo dos 20-30% da sua capacidade estando sob gestao de um Conselho de Administrção completo a substituir um unico Trigo de Morais nao é de uma Agricultura viável que estamos a falar.Por isso tendo a pensar que nos referimos a agricultura como sendo base economica porque ela representa a unica e tradicional base de subsistencia dos moçambicanos.
Timaca atuneira e outras
A ONG "Mamparras Sem Fronteiras" parece ter um prometedor futuro à sua frente.
Enviar um comentário