25 agosto 2013

Dados sobre as forças armadas de Moçambique no DW

Confira no "Defence Web" (DW) dados minuciosos havidos como pertencentes às forças armadas do nosos país, aqui. Agradeço ao RC o envio da referência. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Observação: na minha absoluta condição de leigo, gostaria imenso de saber como o DW obteve os dados (falta também saber se são fidedignos) aqui dados a conhecer.

5 comentários:

João Cabrita disse...

Professor, há diversas publicações especializadas, como centros de estudos estratégicos e segurança, de onde a DW poderá ter extraído os dados. A serem credíveis, é de concluir que só uma força da SADC poderá dar resposta a um eventual conflito, e concretizar a «savimbização» advogada por Sérgio Vieira.

João Cabrita disse...

Professor, em aditamento ao meu comentário a seguinte apenas para seu conhecimento o endereço do Instituto International de Estudos Estratégicos que publica o Military Balance.

http://www.iiss.org/

A secção sobre Moçambique em http://www.iiss.org/en/regions/southern-africa/mb12-09-sub-saharan-africa-e248

Saudações

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento.

nachingweya disse...

A avaliar pelo que é visível (exemplo Força Aérea, Marinha)parecem dados coerentes. A fonte deve ser o próprio Ministério, dada a especificidade da informação.
Atraves da www andei a procura de informacoes sobre o AGP, contrato de reversao de Cahora Bassa, o contrato com a Vale, etc. mas só encontrei generalidades noticiosas, nada de dados.
O que quer dizer que Moçambique divulga com mais facilidade informaçao sobre Defesa do que sobre a economia. Ou se trata de um tipo de transparência invertida ou a actividade economica tem mais segredos de "Estado" do que a propria Defesa Nacional.

João Cabrita disse...

Não creio que a fonte seja necessariamente o Ministério da Defesa.


A publicação" Military Balance" é antiga – e tida como conceituada. Dá a impressão de que o IISS, com sede em Londres, dependeu sempre, entre outras fontes, da compilação de dados feita por adidos militares ocidentais afectos às embaixadas junto dos países abrangidos pela publicação. Certamente que haverá uma margem de erro.

Uma pesquisa no Google poderá fornecer pistas sobre quais as fontes do IISS.