09 agosto 2013

G20 e ferro de engomar: Mondlane desmente

Através da estação televisiva STV, o ministro do Interior, Alberto Mondlane, afirmou há momentos que o "G20" não existe e que sobre o "ferro de engomar" apenas se registou um caso em Julho num bairro da Matola. O que se passa é um boato a cargo de indivíduos de má-fé, acrescentou, referindo-se à intranquilidade reinante na Matola e em Maputo. O ministro achou bem as pessoas patrulharem os bairros para evitar a criminalidade, mas defendeu ser necessário a polícia controlar essa actividade.
Adenda: confira aqui.
Adenda 2 às 22:13 - no editorial do "Notícias" de hoje: "Nos últimos meses alguns bairros da cidade e província de Maputo e da Matola, em particular, têm vindo a ser assolados por uma onda de criminalidade que tende a tomar proporções alarmantes. Todos os dias são reportados casos de assassinatos, na sua maioria de mulheres que antes são violadas sexualmente pelos malfeitores. Chefes de famílias têm sido brutalmente espancados e, sob ameaça de serem queimados com ferro de engomar, são forçados a entregar todos os seus pertences. Na mesma saga assassina, os menores são usados como escudo, visto que caso os pais se mostrem relutantes a satisfazer as suas exigências os malfeitores ameaçam matá-los."
Adenda 3 às 23:10: fonte jornalística digna de crédito assegurou-me que um porta-voz da polícia lhe disse haver registo de cinco casos de queimaduras com ferros de engomar nos bairros T3, Khongolote e Ndlavela.
Adenda 4 às 6:32 de 10/08/2013: "Notícias" de hoje aqui.
Adenda 5 às 6:39: carta de um leitor do jornal em epígrafe, aqui.
Adenda 6 às 6:59: um texto no "O País", aqui.

Sem comentários: