12 agosto 2013

Alexandria linchado na Matola

Segundo o "@Verdade" e uma fonte da "Rádio Moçambique" com quem contactei há momentos, foi sábado linchado na Matola o conhecido e renomado escultor Alexe Simões Ferreira (Alexandria), confundido com um malfeitor do "G20". Aqui. Confira também aqui e aqui. Sobre o que se passa nos bairros periurbanos, aqui.
Comentário: uma tragédia sem fim. Paz à sua alma.
Adenda às 17:30: falarei um pouco disso mais logo, no jornal das 19:30 da "Rádio Moçambique".
Adenda 2 às 19:06: assassinado por membros de um grupo de patrulha, Alexandria fazia parte de outro grupo do mesmo género que fôra pedir auxílio a uma esquadra policial. Aqui.

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Pobre Alexandria, que Deus o tenha.

nachingweya disse...

Isto aconteceu numa esquadra da PRM, o mesmo que dizer que pode acontecer nas instalações da AR, do Tribunal Supremo, do Quartel General ou da Presidência da República. As pessoas estão desguarnecidas, o país está desgovernado e o instinto de defesa e ataque popular está aos pulos enquanto os "governantes" lamentam engordados e sonolentos.
PS: De duas uma: Ou a polícia é incapaz ou está de férias graciosas. Se não for incompetência da polícia pode ser que esteja em preparação a intervênção do exército para gerir a crise configurando uma situação de estado de sítio... em que não podem acontecer eleições e outros actos democráticos. Por quanto tempo? Imaginemos um horizonte de 5anos.
Há, afinal, camaradas sempre muito previsíveis nas nossas relações.

nachingweya disse...

Esta morte e todas as outras associadas ao patrulhamento popular gritam que esta pratica deve ser imediatamente banida pois só pode ser executada por grupos paramilitares bem identificados e responsabilizáveis. O policiamento popular é uma ilegalidade quer seja ela coordenada por uma esquadra ou por um GD.
PS:Serão necessárias quantas mortes para que o presidente de todos nós pare de peregrinar e trate da nossa segurança, nós também bons filhos deste maravilhoso povo?10?50?1000? A partir de que patamar é que a morte de inocentes passa a ser agenda?
Assim, senhoras e Senhores, cansa ser maravilhoso.Juro.