08 dezembro 2012

Pobreza e prismas

Em comunicado recente, os bispos católicos da Conferência Episcopal de Moçambique observaram que "As populações continuam a ter uma vida muito dura, marcada por uma situação de pobreza cada vez mais acentuada, sobretudo nas zonas rurais do País. Não obstante haja cada vez mais riqueza, concluem os Bispos, os pobres são cada vez mais pobres." Aqui.
Entretanto, na abertura do VI Congresso da Organização dos Trabalhadores de Moçambique, o presidente Guebuza "lançou ontem [quinta-feira, CS] duras críticas contra aqueles a quem chamou de agitadores profissionais que agindo de má-fé, e em nome da amizade para com os pobres, estão a semear um ambiente de intriga entre os moçambicanos, alegando que apenas algumas pessoas é que beneficiam dos recursos naturais e da riqueza." Aqui.

2 comentários:

Salvador Langa disse...

Este é uma coisa muito complicada, mesmo muito complicada.

nachingweya disse...

Conceber Bispos de Fé com má-fé é obra. Exige pesadelos no lugar dos sonhos que escoltam uma qualquer criatividade.
"Se um te disser que és uma galinha, chama-lhe distraído; se dois te disserem que és galinha chama-lhes tolos; Mas se forem três a dizer que és galinha, procura ficar agachado e verifica se não caiu um ovo" [in A Marcha, filme]