26 julho 2011

Os ataques na Noruega revelam um mundo de ódio

É fácil singularizar a tragédia norueguesa e dar-lhe o cunho final de uma patologia sem sentido. Mas Ahmed Moor tem uma visão diferente: "O terrorista norueguês que assassinou mais de noventa civis inocentes - muitos dos quais adolescentes - não actuou sozinho. Ou melhor, actuou dentro de um contexto cultural e político que legitima a sua visão medrosa e atormentada de ódio ao mundo. Agora é evidente que Anders Behring Breivik foi exposto a muita propaganda da direita. Esta tragédia salienta a urgência de as pessoas normais combaterem em todo o mundo os nacionalistas fundamentalistas e chauvinistas onde quer que se encontrem. Mas também demonstra a medida em que o fanastismo reaccionário infectou o pensamento dominante." Em inglês aqui, em espanhol aqui. Para traduzir, aqui. Foto reproduzida daqui.
Adenda: confira também aqui.

12 comentários:

Heyden disse...

E Behring foi absolvido talves para evitar represalias das celulas ainda a monte, mas tambem isso pode significar legitimar as actividades dos anti-outros.

Anónimo disse...

Heyden, Behring não foi absolvido, mas sim mantido em prisão preventiva em isolamento total por um período de 8 semanas até a próxima aparição em tribunal.

AAS

Salvador Langa disse...

Estudada a floresta compreende-se melhor cada árvore, cada árvore fanática.

Xiluva/SARA disse...

Racismo, intolerâcia de religiões, ódio ao povo, aos progressistas...

ricardo disse...

Ha muito que alerto que os paises nordicos sao paraisos sociais artificialmente criados. Sei que o nosso confrade Reflectindo vai-me crucificar por isso...Ja nos anos 50, a Suecia dos brandos costumes liderava a taxa de suicidios per capita. E na altura, dentre varios, dizia-se que era por "conforto a mais, monotonia e o clima agreste e cinzento..."

Pois eu acho que sempre foi cultural.

Na II Guerra Mundial, as mais temiveis devisoes SS foram compostas por voluntarios nordicos, particularmente seguidores de Quisling. Eram factos, ninguem os ligou, agora, com a CRISE GLOBAL tornam-se muito mais visiveis.

O Europeu - nos africanos nunca percebemos isso - e um ser materialista. Nos, africanos, somos essencialmente idealistas. E quem o diz, e uma europeia que esteve recentemente entre nos a gozar ferias no Bazaruto. Diz ela que teve uma intoxicacao alimentar, tratada com infusoes e receitas locais. Enfatizando: ISSO NAO ESTAVA INCLUSO NO PACOTE TURISTICO!

Traducao: calor humano africano, a custo zero. Na europa, o calor e pago! E e normal.

O assassino que cometeu esta hecatombe, acumulou perto de 6 toneladas de fertilizantes em casa, a partir dos quais fabricou os engenhos explosivos. E porque fe-lo sem levantar suspeita? Porque explorava o negocio da agricultura e e normal na Europa usar-se fertilizantes, pois a terra nao e fertil, por causa do uso excessivo e intensivo dela. Quanto mais numa Noruega gelada. E o que significou a adesao da Noruega a UE? Determinou a especializacao desta na economia do Crude, deixando outras areas economicas estagnadas ou amarradas a subsidios parasitarios. E assim e por toda Europa hoje, com excepcao da Alemanha, que foi quem levou a Europa a acreditar neste estranho modelo economico de maxima eficacia no lucro, menos sensibilidade social. Ate ao dia em que o DINHEIRO ja nao chega para todos na UE. E ai, no caso da Noruega, naturalmente sera mais prioritario salvar a frota pesqueira do salmao e do bacalhau (que da de comer a Europa) do que cuidar de uma incipiente agricultura. E depois, e so somar 2+2...Inclusivamente, em Portugal, tem sido registados episodios de extrema violencia social com muitos feridos e confrontos que surgem expontaneamente quando grandes superficies baixam o custo do arroz , pao, etc. para 50%!

Portanto, estou convicto, havera muitas mais Noruegas por essa UE de hoje em diante, a medida que a crise do sistema financeiro global se agravar. E ela vai-se agravar, porque NOS estamos cinicamente e confortavelmente instalados nos blogues e na sala de estar a divertir-nos com a desgraca alheia, quando o que deveriamos fazer, era empalar todos os banqueiros e todas a agencias de rating que lhes sustentam a ganancia. Foram eles que desencadearam esta crise, por ganancia tambem. E por preservar uma ordem financeira internacional injusta, que dura a perto de 200 anos. Por dois seculos, o mundo aceitou ver os EUA a terem o privilegio de determinarem a commodity que nos deve servir de referencia ao sistema fiananceiro mundial. Nao lhos culpo por isso. Ate lhes agradeco, pois os EUA (defeitos a parte) sao o unico pais que assumidamente faz roturas historicas quando e necessario faze-lo. E foi assim que no amarraram a commodity do OURO, pois o Dolar era cotado em Ouro. Quando Fort Knox faliu, inventaram uma guerra do Petroleo de 1973, negociaram com os emires do Petroleo, e o dolar ficou atrelado a uma nova commodity. O crude. Uma vez mais, fomos atras deles e continuamos a acreditar no Dolar. Hoje, sem ouro, nem petroleo, os EUA procuram a nova commodity. Porque foram estupidos, ao elegerem um fulano chamado G.W.Bush. Tivessem investido na questao ambiental, hoje teriam a sua nova commodity. Mas o que e incrivel e ver a velha Europa, ciente disso, a implorar aos EUA para lhes salvar o Euro. Era so que faltava.

E isso, e o que nos revelam os telejornais de qualquer cadeia mundial...

BMatsombe disse...

Capitalismos agonizam, as tensões aumentam e os terrorismos ganham consistência devorando os incrédulos.

Tomás Queface disse...

Embora muitos o possam considerar loucura e psicopatia o acto que este cometeu, é sempre bom procurar saber e conhecer as razões e motivações que o levaram até este ponto. Aqui está o manifesto de Anders Breivik:

http://downloadsexpresso.aeiou.pt/expressoonline/PDF/ManifestoOslo.pdf

Anónimo disse...

Esse tipo, o matador não esta bem da cabeça!!! Eu o acho um doente mental!!! so isso. O que ele fez nao faz sentido, so mesmo um anormal pode fazer o que fez e ainda dizer que nao tem culpa de nada, nao parece ter medo, nao parece estar preocupado, mesmo com a justiça, nem com a possivel vingança das pessoas... enfim o seu comportamento é de uma pessoa maluca!

ricardo disse...

E facil hoje, lido o texto, irmos para os cliches de conveniencia. Normalmente, e assim. Encontra-se um louco, e os problemas estao explicados. E as nossas vidas ficam novamente tranquilas.

Era bom!

Se eu nao lesse nas entrelinhas do iluminado texto, muitas passagens do Mein Kampf e se nao estivessemos nos agora - tambem por uma infeliz e recorrente coincidencia - a viver no mesmo caos social e financeiro que serviu de humus ao fascismo (corporativismo) nos anos 20 e 30 do sec. passado. Ou ao comunismo (cooperativismo) nos anos 20, 30, 40, 50, 60, 70 tambem do sec. passado. Em todos os casos, os extremistas venceram os moderados. A escuridao mental imperou sobre a clarividencia das ideias. Simplesmente porque nao era preciso pensar. Bastava obedecer! E no caso concreto, se fossemos pelo simplismo das analises, entao bilioes de malucos reescreveram a historia da Humanidade no sec. passado. Hoje, com redes sociais a congregarem-nos em fraccoes de segundo, ja nao sao precisos comicios e marchas em passo de ganso para se desencadear uma catastrofe.

Basta um rumor. E um Murdoch.

Mas como diria Marx, a historia repete-se sempre. Primeiro como uma tragedia, depois como uma farsa (ainda maior que a tragedia, acrescentaria eu)...

Tomás Queface disse...

"A loucura é um simples desarranjo, uma simples contradição no interior da razão, que continua presente" . A loucura deixou de ser o oposto à razão ou sua ausência, tornando possível pensá-la como "dentro do sujeito", a loucura de cada um, possuidora de uma lógica própria. Hegel (Wikipedia)

Se limitarmo-nos a chamá-lo de louco a este indivíduo aí sim corremos o risco de ir para a conveniencia e ignoramos um problema social que tenha se manifestado num só indivíduo mais que possa fazer parte de tantos outros.
E quando fingimos que um determinado problema não existe aí o problema torna-se maior e incontrolável.

Anónimo disse...

Quando digo que o sujeito é louco digo-o porque nao faz sentido nenhum o que ele fez. Segundo se diz o homem está contra os muçulmanos e mata cristãos?! Esta contra a imigração e mata os cidadãos noroegueses (brancos e loiros) de gema? Isso nao faz sentido!
Mais, o facto de ele ir ao tribunal sem parecer sentir remorsos pelo que fez faz-me pensar que o homem está transtornado e mais merece estar num hospício por toda a vida que estar preso por 30 anos... Mas isso é o que eu vejo. Provavelmente outros verão outras coisas...
Na verdade eu sinto muito pelos mortos, vitimas desse barbaro.

ricardo disse...

Felizmente, nao sou o unico:

http://colunistas.yahoo.net/posts/12608.html