Vamos lá imaginar o seguinte quadro jurídico. Uma determinada Constituição é modificada no sentido de criar um posto de presidente com poderes reduzidos ou mais reduzidos e um posto de super primeiro-ministro, com a salvaguarda de que presidentes com mandatos terminados podem tornar-se primeiros-ministros num figurino constitucional à Putin. Os juristas são hábeis a criar modelos do tipo neutral nesse tipo de coisas.
Pergunta: é esse figurino possível no nosso país?
Pergunta: é esse figurino possível no nosso país?
4 comentários:
É possível, consta-se que provavelmente será esse o figirino que vai ser adoptado!
Ora aqui está uma coisinha boa para pensar "putinamente".
Ora bem, a mae Russia tem estado omnipresente na nossa historia politica moderna. Por seu turno, Putin tambem, e da mesma gesta dos que por ca andam. Logo, se sempre foi possivel conceber uma solucao angolana - tambem inspirada na nova Russia de Putin - naturalmente tambem sera possivel haver uma solucao russa para a reciproca. Pese embora, diga-se, hoje em dia, interessa mais aos nao-russos do mundo ocidental esta curiosa solucao de Minerva mocambicana...
O que nao deixa de ser ironico para qualquer historiador contemporaneo.
Fazer um prognóstico acerca de um jogo político é muito mais complicado que fazer um progóstico acerca de um jogo de futebol (aqui apenas três resultados são possíveis). Pior quando não temos dados possíveis para iniciar com tal análise. Cá por mim prefiro aguardar até o momento em que os pontos a serem revistos tornem-se públicos.
Enviar um comentário