O cartunista sul-africano Zapiro não perdeu a oportunidade de caricaturar o mais recente escândalo no seu país, descrito pela BBC assim: "A polícia da África do Sul diz que o maior grupo médico privado do país se declarou culpado de ter levado a cabo transplantes ilegais de rins num hospital em Durban. O grupo médico, Netcare, admitiu que crianças foram recrutadas para doar os seus órgãos e que o hospital tinha lucrado com os transplantes."
Tradução: "Confia em mim, sou médico"; "Tráfico de órgãos"; portal de Zapiro aqui.
2 comentários:
Mais um dos cartoons do Zapiro, que muito bem retrata o que de mal vai na saúde na R.S.A.
Creio que a Ordem dos Médicos irá condenar este comportamento e esta forma de exploraçao dos mais vulneráveis; duvido que a maioria dos médicos aprove ou de o seu aval a esta falta de ética, imoralidade e oportunismo.
Ouvi dizer que a netcare vai ter de pagar uma coima bastante avultada.
Os medicos, docentes e padres/freiras/pastores deveriam de pertencer a uma profissao de servico ao proximo, e so deveriam ingressar nestes cursos pessoas que se sintam 'chamadas' para tal, e nao oportunistas que la estao por dinheiro e para explorarem os mais vulneraveis e necessitados.
Maria Helena
Certa vez, passou por estas bandas, um consultor informatico, que se especializou a fazer o jogo do EMPATA & COMPLICA. E ganhou rios de dinheiro, mesmo com os 20% do salario que deixava na conta da estrutura que RENOVAVA o contrato.
Produtividade? Nada. Absolutamente ZERO!
Mas um dia, o tempo mudou e o contrato nao foi mais renovado. Anos mais tarde cruzei-me com ele na baixa, todo lampeiro e feliz da vida. Perguntei-lhe se estava em outro projecto informatico. Respondeu-me que nao, que agora trabalhava para uma multinacional sul-africana que cuidava de doacoes de orgaos. Sendo que, ele, respondia pelos interesses dessa firma na India, sua terra natal...
E eu, credulo que sou, fiquei maravilhado em perceber que hoje em dia ja e possivel ver uma engenheira quimica a cuidar dos assuntos sociais e aposentacoes, e certamente muito possivel termos um informatico a cuidar de transplantes de orgaos.
So pode ser por causa da Wikipedia...
P.S.
A proposito, a Wikipedia esta a beira da falencia. Faca a sua doacao.
Enviar um comentário