08 junho 2010

Quisse Mavota e Ndlavela: extractos de relatórios médicos preliminares (5)


Terminando a série, com extractos de um relatório datado de 24 de Maio sobre a Quisse Mavota:
"No primeiro dia de actividades, dia 17 de Maio, realizou-se uma sessão de grupo com as alunas que tiveram crises de pânico orientada pela psiquiatra e dois psicólogos clínicos. Durante esta sessão, as alunas tiveram a oportunidade para relatar o que tinha ocorrido na primeira pessoa o que permitiu a equipe traçar o perfil sintomático das crises relatadas.
O perfil sintomático delineado nesta sessão apontava para perturbação dissociativa (Histeria) induzida. Foram identificadas no grupo os focos de stress ou indução das crises dissociativas.
Paralelamente, a equipe técnica procurou esclarecer as alunas sobre o que aconteceu com elas do ponto de vista psicológico, abordando a questão do medo como factor de stress, os sintomas de ansiedade mais comuns e a caracterização das crises dissociativas.
(...)
Foram também dadas as alunas orientações sobre como gerir melhor as crises dissociativas e/ou de ansiedade. Estas aprenderam algumas técnicas de relaxamento e de controlo da respiração de modo a prevenir as crises caracterizadas pela perda de controlo da respiração (hiperventilação), sensação de sufoco, aperto no peito, fraqueza muscular, cãibras, suores frios, tremores e calafrios que foram indicados pela maioria das alunas como sintomas que precediam a queda, quando esta acontecesse.
(...)
No dia 21 de Maio realizou-se uma sessão de grupo com professores onde estas foram esclarecidos sobre o fenómeno, em particular sobre os sinais e sintomas apresentados pelas alunas. Os professores receberam orientações sobre como lidar com as crises das alunas e apoia-las no sentido de reduzir os sintomas de ansiedade.
Os professores apresentaram a necessidade de serem formado para situações de emergência similares pelo que a equipe de saúde decidiu organizar semanalmente sessões de treino com os professores para gestão de crise com intervenções breves e sessões de relaxamento.
(...)
Importa realçar que as crises dissociativas têm estado a diminuir e na quita feira só se registou 1 caso sem queda. Durante a sessão de grupo algumas alunas verbalizaram o facto de terem sentido coragem de ir a escola mesmo contra a vontade dos pais."
O meu obrigado à equipa médica que me permitiu o acesso ao material extractado. Entretanto, continue a seguir a minha série com o título Os desmaios femininos na Quisse Mavota, aqui.
(fim)

Sem comentários: