14 junho 2010

Por que os operários japoneses ganharam

Hoje os Camarões perderam por 1/0 com os Japoneses para o mundial 2010 na África do Sul, o jogo acabou há segundos. Uma equipa com passado de glória, recheada de estrelas, perdeu com a modesta equipa japonesa. Por quê? Porque os operários japoneses, modestos, sem estrelas, foram treinados para fazer do jogo um exercício interligado de dois eixos: uma plenitude física notável, uma concepção de teia-harmónio ao mesmo atacante e defensiva. O jogador A só tinha sentido em função dos outros jogadores, dos jogadores n. "Paciência oriental" - eis o que disse um locutor da Rádio Moçambique quando eram decorridos 88 minutos. Nada de oriental, nada de substância paciente oriental. Passei largos minutos olhando para os movimentos e para os rostos dos jogadores: o orgulho camaronês, a humildade japonesa, uns altos, outros baixos, uns individualmente convencidos do valor da militância em grandes clubes, outros colectivamente convencidos do valor da humildade. Amanhã não haverá estrelas, apenas reais colectivos. O operário preparado em computador para jogar em equipa e com esmerado trabalho no preparo físico, é o futuro do futebol.
Adenda às 17:56: os analistas desportivos da Rádio Moçambique estavam e estão surpreendidos. Por quê? Porque partem de um princípio: as estrelas têm a obrigação de ganhar. Isto é optimisticamente bom, mas analiticamente nada explica.

5 comentários:

ricardo disse...

Eu nao estou surpreendido. Conheco o desporto Japones. Conheco a cultura Japonesa.

E bem sei que desde que apostaram no Futebol tornaram-se campeoes asiaticos, superando a Coreia do Sul, o Irao e as ex-republicas sovieticas. E fizeram-no indo ao Brasil buscando os melhores treinadores e extrelas em final de carreira.

Assim tambem foi no BASEBOL. Hoje sao campeoes mundiais, superando os EUA e Cuba. Tambem foram buscar treinadores e jogadores em final de carreira. Hoje, exportam jogadores para os EUA!

Portanto, a humildade e a chave do sucesso. Tomara houvessem mais africanos a pensarem como japoneses.

Alias, ja alguem teria dito que o sucesso e a combinacao perfeita de 10% de talento e 90% de esforco.

O que nao seria mal empregue, tendo eu a conviccao que os Camaroes sao um dos paises africanos que mais aposta no desporto.

Estava certo.

Tomás Queface disse...

Desde o CAN Angola que este Camarões vem desiludindo as nossas espectativas. Não basta ter estrelas, é preciso que a estratégia de jogo seja eficaz. Quase todas as seleções africanas pecamm neste aspecto: eficâcia.
Parabéns ao Japão.

Carlos Serra disse...

Daria muito poder saber como a equipa japonesa foi treinada.

ricardo disse...

Pela observacao e experimentacao do estilo africano de jogo...

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/fotos/0,,OI125835-EI15723,00-Japao+empata+com+Zimbabue+em+ultimo+teste+antes+da+Copa.html

P.S.

Uma vez mais, e Mugabe e nao NOS, quem mais esta lucrar com o cachet destes jogos particulares...

lentenegra. Mataveia jr disse...

triste observar uma equipe muito abaixo das favoritas para este festival da bola realizado na africa do sul, ja ambientada com o cenario, ser portadora de orgulho e superioridade metal incutida sem motivos. E é de bom grado ver que antes de mais existem ainda equipas que fazem do futebol arte, indo de acordo com suas capacidades. Japao a mostrar que para se saber fazer, tem de se estar ciente de que nao se sabe.

Lentenegra. Mataveia jr