O país faz face a duas inquietantes, graves acusações: a de albergar campos de treino da Al-Qaeda e a de ter um empresário ligado ao narcotráfico.
Tenho para mim que o nosso governo tem de apresentar posições inequívocas sobre ambas.
Adenda às 5:48: sobre a Al-Qaeda, conferir no "Sunday Times" da África do Sul, aqui; sobre o empresário moçambicano indiciado pelo Departamento do Tesouro norte-americano de estar ligado ao narcotráfico e de ser um dos barões internacionais da droga, aqui; para tradução:; sobre uma conferência de imprensa ontem dada pelo empresário indiciado, Mahomed Bachir Suleman, presidente do Grupo MBS, na qual surgiu acompanhado pelo advogado Máximo Dias, conferir o "Notícias" de hoje, aqui.
Adenda 2 às 6: a Rádio Moçambique abriu o seu noticiário das 6 horas com a notícia de que Mahomed Bachir Suleman recusou qualquer ligação com o narcotráfico.
Adenda 3 às 6:10: a propósito da acusação do Departamento do Tesouro norte-americano, confira as edições de hoje do "Diário de Notícias", do "Mediafax" e da "A Tribuna Fax". Obrigado à PL pelo envio dos jornais via email.
12 comentários:
Caros Compatriotas,
Mandela tinha sido colocado na lista americana de terroristas pelo ex-presidente Ronald Reagan da década de 1980.
Em 2008 foi retirado! Estes e muitos casos tem sido atropelados pelos EUA;
O caso IraQue e as armas de destruicao macica foi mais um de tantos revés dos EUA!
Como diria o VD: " O estomago às vezes nos leva a pronunciar reacções que mais tarde somos obrigado a fazer um pedido de desculpas".
O visado (MBS) esta fazendo a parte que lhe cabe!
Este é um assunto extremamente delicado que envolve a todo o mocambicano! Tenhamos cautelas
Acho que as notícias que tem sido postos a circular merecem uma "teoria de conspiração". Tentemos relacionar os seguintes factos:
- explosão de uma motorizada num bairro chique de Maputo;
- Entrada ilegal de paquistaneses, libaneses, somális, etíopes, etc pelas fronteiras de Manica, Tete, Niassa e em Nampula quase todos os meses;
- Empresários e diplomatas suspeitos e acusados de trafico de droga e de outros crimes no estrangeiro;
- Droga empacotada encontrada na praias moçambicanas;
- Jovens encontrados com milhares de dólares escondidos no carro (lembre-se que no ano passado foi encontrado outro em manica que dizia que viajava pra Zimbabwe);
- Mercadoria de alguns empresários não são inspeccionados;
- Suspeita de lavagem de dinheiro de algumas casas de câmbio;
- explosão numa loja da Beira;
- Acusação de trafico de droga a um empresario moçambicano pelos EUA.
Acham que estes factos podem ser vistos isoladamente? Pode ser que não esteja tudo relacionado, mas alguns factos devem merecer atenção, principalmente dos serviços de segurança.
Pena que os serviços de segurança não tenham capacidade (material e humana) para estudar estas questões.
O Mundial de Futebol em Africa irritou muita gente...
De qualquer das maneiras, serviu para colocar as atencoes sobre o que realmente se passa na SADC. E que antes, nunca ninguem se preocupou em saber o que realmente sucedia aqui. Por isso, funcionou como terra de ninguem dos contendores universais contemporaneos.
Com aquele evento desportivo, a comunidade de inteligencia da UE, EUA, Australia e Japao comecaram a partilhar informacao, e o rosario compos-se...
Droga e Terrorismo. Causa e Efeito. Gasolina e Motor, o que quisermos, sao dois assuntos complementares.
Quanto a inocencia. Os tribunais decidem. Doa a quem doer.
O porta voz da PRM na Cidade da Beira apareceu ontem na TV a propósito das explosões com a seguinte afirmação ..." Após apurada investigação chegamos a conclusão de que realmente algo aconteçeu" e mais nada disse
Esta e uma boa oportunidade para o MBS dizer (e fundamentar) como ficou tao rico e nao somente desafiar aos americanos a apresentarem provas. Alias, 'e uma oportunidades para todos os empresarios (e nao so) de sucesso justificarem as respectivas riquezas.
Fernando
O Presidente dos USA, AGORA, é Barack Obama.
BARACK OBAMA.
A carta do USA não evidência absolutamente nada contra Bchir Suleman, o que até agora posso concordar é com o professor Nuno Castolo Branco "onde entramos nós, nós quem?... hei!... nós que lutamos para nos livrar do colono branco está isento de todas obrigações de cidadania"! só.
Não se pode deixar passar em branco um escândalo destas proporções. Se for verdade é muito grave. Se não passar de um boato é grave a outra dimensão.
Não sou nenhuma fervorosa crente no ditado "onde há fumo há fogo", mas há certamente um grande fundo de verdade nesta história para ela estar a ter uma reverberação tão grande em tantos estratos da sociedade...
Obrigada por se manter como uma grande voz da sociedade civil.
P. Lopes
O jornal noticia nao chegou a 3 instituicoes a onde presto servicos.
No jornal online a manchete eh clara.
Sera pura coinscidencia.....??!?!??
“Para os malandros, Deus reserva sempre um dia especial. Então é que são elas…” Disse Arrone Fijamo Cafar, meu ídolo.
Vi com alguma apreensão a conferência de imprensa que o Sr. Bashir deu à comunicação socialontem.
A cadeira dele, enquanto se dirigia aos jornalistas, parecia baloiço. Seu nome foi citado pelo próprio meia dúzia de vezes, tal era à defesa de uma barata tonta que, no dizer de Fijamo, citando uma passagem do seu livro “Ecos de Inhamitanga”, este remata:
“Todos nós sabemos o que a barata faz quando se a surpreende danificando, no armário, os objectos de grande estimação. Sabem amar, sorrindo, terríveis
sarilhos para os outros, por vezes inocentes, mas, QUANDO A VERDADE SE DESCOBRE E SUSPEITAM A EMINËNCIA DUM CASTIGO MERECEDOR SOBRE O CRIME DAS MALDADES QUE PRATICAM, INDECENTEMENTE, DESATAM NUM PEDITÓRIO VERGONHOSO PARA UMA CÖDEA CLEMENTE. NÃO QUEREM NEM POR BAIXO PREÇO AQUILO QUE DESEJAM PARA OS OUTROS”.
Uma conferência de imprensa à comunicação social não basta para sossegar os moçambicanos do facto de um patrício nosso estar a ser acusado pelos EUA de ser um Barão da droga.
É preciso que haja um trabalho de fundo da Justiça moçambicana por forma a se apurar até que pontco um “irmão nosso” está a ser vítima de uma cabala, porque, caso contrario, não nos esqueçamos, é o nome do país, de Samora, de Mondlane e até mesmo de Dhlakama e de todos aqueles que se bateram e ainda batem em defesa dos valores da pátria correm riscos, de ser sujos com ‘matope’ da pior sujeira.
Já ouço vozes a associar as vitórias da Frelimo à mão “criminosa” do acusado, Bashir, e não acho que estejam a cometer um crime de Estado, tal é o poder da especulação. Quando a Justiça não faz o seu papel de guardião da legalidade, as pessoas são levadas a especular.
COSTUMAVA DIZER SEMPRE AOS MEUS ALUNOS, EM NAMPULA, QUE NINGUÉM NEM NENHUM SISTEMA, SEJA QUAL FOR O SEU PODER, PODE CONSTRUIR "BARAGENS NAS CABEÇAS DAS PESSOAS", IMPEDINDO-OS DE PENSAR. Haja justiça!!!
Não quero imaginar que depois de um simples bocejo, em desabafo de não encontrar pistas de Osama Bin Ladean, os EUA, num jogo de rodeio ou de ROLETA RUSSA, apontaram o nome de Bashir à toa, há coisas que se escondem uma eternidade, verdades que são caladas por mil anos, etc., mais o tempo, este que é o melhor professor, acaba sempre por nos brindar com a verdade.
Termino com mais uma frase do meu grande ídolo Arrone Fijamo Cafar: “AS HISTÓRIAS DAS PIORES TEMPESTADES CICLÓNICAS TIVERAM SEMPRE DESAGRADÁVEIS EPÍLOGOS.” A conclusão é livre.
ZICOMO
NB: Fijamo Jr., boa análise, mas...
Não lhe dizia Karim?!
No jornal das 20 da STV, o sr. Bachir diz que NUNCA foi aos EUA. Que nao tem negócios lá. Ainda bem que o diz. Porque, hoje em dia até de MAPUTO, um investidor pode comprar e vender empresas nos EUA. Basta fazê-lo pela Bolsa De Valores (Wall Street). Os tempos mudaram muito desde Vasco da Gama.
Mas já é bom saber que escreveu à Embaixada dos EUA em Maputo que lhe respondeu, previsivelmente, célera e objectivamente, sugerindo que se apresente ao Departamento do Tesouro americano já que está disposto a colaborar.
Acredito que esteja. Não lhe resta mais nada. Como bom negociante que é, sei que o fará.
A bem da Nação e do Partido que defende!
Ricardo,
Acredito que os nossos "empresarios de sucesso" sao todos bons negociantes, nao 'e por acaso que se tornaram "ricos",
Entao acho que todos "eles" vao colaborar tambem,com o tesouro americano,
Enviar um comentário