O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

06 abril 2017

Notas sobre a normalização política do corpo [1]

1. Normar o corpo é bem mais do que discipliná-lo tecnicamente, bem mais do que adestrá-lo pedagogicamente. Na verdade, o corpo é sempre a coluna vertebral de uma coisa mais profunda e tentacular: a normalização política. Tudo o que excede os padrões de normalidade cívica de certos círculos é considerado um perigo social e, portanto, político. O desregramento corporal em geral e o desregramento sexual em particular são o foco constante das disciplinas corporais. Seguem-se nesta série pequenas notas sobre alguns aspectos dos dois fenómenos.
Adenda: logo abaixo, um documento extraído do semanário "domingo" de 02/04/2017, aqui[amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato]

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home