O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

07 janeiro 2017

Paz e guerra das trincheiras políticas em Moçambique [4]

Terceiro número aqui. Escrevi no número anterior que o problema central da luta política tem a ver com a disputa de recursos de poder, luta que é invariavelmente severa e que pode tornar-se trágica, luta que não paga tributo ao "vamos sentar" do senso comum. O que são recursos de poder? Eis uma hipótese: são mecanismos, meios, instrumentos e símbolos pelos quais se pode (1) produzir e reproduzir a vida (nível primário) e (2) induzir a conduta de outrem (nível secundário). Exemplos de recursos de poder: empregos, habitação, meios de transporte, formação escolar e universitária, assistência médica e medicamentosa, acesso à palavra pública, reconhecimento social, lazer, reforma, postos políticos de direcção, postos estatais de direcção, etc.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home