02 março 2016

Sobre a qualidade do ensino

Uma baixa quantidade de nutrientes atrasa ou impede o rendimento escolar. Crianças com dificuldade de concentração ou de coordenação motora são regra geral aquelas que possuem alimentação insuficiente e/ou inadequada. Valeria a pena fazer-se uma pesquisa em profundidade no país, avaliando o impacto das deficiências nutricionais sobre o rendimento escolar. Regra geral, falamos dos alunos como se fossem independentes de situações e de relações sociais concretas. Entre os factores marginalizados na aferição da qualidade do ensino estão também as condições de alojamento e repouso. Essas condições variam consoante estamos perante crianças urbanas e crianças rurais, perante crianças das classes “altas” e crianças das classes “baixas”. Condições de ventilação, iluminação, tipo de mobiliário, tipo de cama, espaço para privacidade, armazenamento dos materiais escolares, guarda-roupa, etc., são alguns dos factores a ter em conta na multifactorialidade do rendimento escolar.

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