Uma baixa quantidade de nutrientes atrasa ou impede o rendimento escolar. Crianças com dificuldade de concentração ou de coordenação motora são regra geral aquelas que possuem alimentação insuficiente e/ou inadequada. Valeria a pena fazer-se uma pesquisa em profundidade no país, avaliando o impacto das deficiências nutricionais sobre o rendimento escolar. Regra geral, falamos dos alunos como se fossem independentes de situações e de relações sociais concretas. Entre os factores marginalizados na aferição da qualidade do ensino estão também as condições de alojamento e repouso. Essas condições variam consoante estamos perante crianças urbanas e crianças rurais, perante crianças das classes “altas” e crianças das classes “baixas”. Condições de ventilação, iluminação, tipo de mobiliário, tipo de cama, espaço para privacidade, armazenamento dos materiais escolares, guarda-roupa, etc., são alguns dos factores a ter em conta na multifactorialidade do rendimento escolar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário