O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

04 outubro 2015

Reconstrução social da figura de Dhlakama [4]

Quarto número da série. Sugeri aqui três aspectos a ter em conta na reconstrução social da figura de Dhlakama: 1. Questionamento eleitoral, 2. Rebelião política e 3. Cesarismo messiânico. Vou agora finalizar o primeiro aspecto. Questionador permanente dos resultados eleitorais, rebelde eterno, insistindo desde 1994 que ele e o seu partido têm sido sempre vencedores, Afonso Dhlakama construiu, ele-próprio, uma dupla figura, uma figura à Jano: a de vítima do poder político manipulador da Frelimo [ele nunca fala em Estado, apenas conhece a palavra Frelimo] e a do herói lutador por eleições transparentes e justas. A essa dupla figura, Dhlakama juntou a reescrição da história no sentido de que, afinal, sempre lutou pela democracia quando comandava a Renamo na guerrilha de 1976/1992. A auto-afirmação de "pai da democracia" é o emblema desse processo histórico.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home