O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

15 outubro 2015

Chupa-sangue em Nampula [1]

De fonte digna de crédito recebi ontem de Nampula a seguinte primeira informação: "Com brevidade, apenas lhe informar que anda por cá novamente uma histeria colectiva nalguns bairros periféricos por causa de um chupa-sangue que anda atacando as pessoas, com várias que já deram entrada no Hospital Central e Centros de Saúde em estado de grande debilidade porque lhes foi chupado o sangue à noite. Nos bairros de Namutequelíua e Zona Verde [para os lados da Serra da Mesa] desde a semana passada que é um bater de lataria ensurdecedor à noite, para afastar o dito-cujo e em muitas famílias as pessoas fazem turnos para dormir, ficando outras de vigília." Mais tarde, foi a vez de uma segunda informação, com o seguinte acréscimo: "Também com esta crise aflitiva, não seria de esperar outra coisa, as pessoas andam loucas de privação." A pessoa que me enviou a informação sugeriu que se alertasse quem de direito, "pois eventualmente estes casos terminam com vítimas, particularmente idosos(as) acusados e publicamente linchados sem que as autoridades consigam impedir a violência."
Vou tentar nesta série escrever um pouco sobre a história e a anatomia da crença no chupa-sangue com base num texto divulgado em 1997 no meu livro Combates pela mentalidade sociológica. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, Livraria Universitária, pp. 68-71.
Adenda às 10:51: recebi a informação de que o fenómeno já se manifesta também no Bairro de Muatala, a oeste dos bairros acima mencionados.
Adenda 2 às 15:01: recebi a informação de que a crença já tinha curso no mês passado na "área de Chocas-Cabaceiras (Grande e Pequena)-Mossuril."

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home