O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2017 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

01 abril 2015

Cinco condições de paz política em Moçambique (3)

Terceiro número da série. Passo ao segundo ponto do sumário proposto aqui, a saber: 2. Uma professora veterana e o problema da crítica. Estive há dias num encontro institucional no qual se falou sobre escolas e educação no país. Mas foi bem mais do que falar, foi sobretudo mostrar alguns dos grandes nós de estrangulamento do nosso ensino primário e secundário. Nesse ambiente, sério, honesto e franco, interveio uma professora veterana que se queixou da dificuldade de hoje criticarmos os aspectos negativos. Creio não trair o seu pensamento se escrever o que ela disse da seguinte maneira: "antigamente criticávamos para que as coisas melhorassem, hoje é difícil fazê-lo pois sempre se diz que pertencemos à oposição, por isso receamos falar." Por outras palavras: uma crítica normal a algo considerado errado - no caso vertente a um determinado sistema educacional - é imediatamente conotada com uma crítica política feita em nome de um ou mais partidos da oposição. Este é um tema que merecia e merece ser analisado, refiro-me à produção política da ameaça, do medo e da insegurança.
Nota: fico grato a todas aquelas e a todos aqueles que queiram contribuir para o tema, criticando e melhorando as linhas de visão e análise que irão surgindo aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home